Créditos: Reprodução X

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (23), a criação da Linha Giro Exportador, uma nova linha de crédito no valor de R$ 200 milhões, com juros subsidiados, destinadas a empresários que exportam para os Estados Unidos.

A iniciativa tem o objetivo de mitigar os efeitos econômicos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa extra de 50% sobre todos os produtos brasileiros.

“Estamos disponibilizando ao empresariado paulista um conjunto de medidas para preservar a operação das empresas e os empregos gerados por elas. Uma delas é essa nova linha de crédito, que oferece condições facilitadas e taxas reduzidas para garantir fôlego financeiro às empresas que podem ser impactadas por uma possível nova tarifa”, disse Tarcísio.

Desde o anúncio de Trump sobre as tarifas, Tarcísio se reuniu duas vezes com o encarregado de negócios da Embaixada americana em Brasília, Gabriel Escobar, para tratar do assunto.

A proatividade do governador paulista foi criticada pelo deputado federal licenciado (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro, que tem se reunido com autoridades americanas nos últimos meses.

“Prezado governador Tarcísio de Freitas, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu o filho de Bolsonaro no X.

Com informações de O Antagonista