Levantamento feito pelo Paraná Pesquisas aponta que mais da metade (52,7%) dos entrevistados considerariam uma eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro injusta. Para 38, 3% têm opinião contrária. O levantamento aponta que, entre os eleitores de Bolsonaro, 95% dos eleitores disseram achar injusto se o ex-presidente for preso – apenas 2% considerariam justa. Entre os eleitores de Lula, 71,9% dos entrevistados disseram achar justa a prisão do ex-presidente, enquanto 18,6% acharia injusta.
O instituto ouviu 2026 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro. Antes, portanto, da deflagração da operação desta quinta-feira (8).
Na nova sondagem, o Paraná Pesquisa perguntou a percepção dos eleitores sobre o 8 de Janeiro. Para 49,2% dos entrevistados, Bolsonaro não tem responsabilidade sobre a invasão às sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em Brasília. Na opinião de 41,1%, o ex-presidente tem, sim, responsabilidade pelo vandalismo.
Ao avaliar o que aconteceu naquele 8 de janeiro, 35% dos entrevistados disseram que a democracia brasileira não correu risco com a depredação dos prédios públicos. Para 26,5% a democracia brasileira correu algum risco naquele dia, e 31,9% avaliaram que o risco foi grande. Entre os entrevistados 48,1% afirmaram discordar e 42,8% concordar com as condenações de participantes dos atos de 8 de janeiro a penas superiores a 15 anos de prisão.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. a taxa de confiança é de 95%.
Com informações de Veja
Comentários