O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sem citar nomes ou a operação Lava Jato, afirmou nesta quinta-feira (18) que “tudo o que aconteceu” no Brasil foi um conluio entre juízes e procuradores brasileiros subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que não aceitaram que o país tivesse uma empresa como a Petrobras.

“Tudo o que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre alguns juízes desse país e alguns procuradores desse país subordinados ao Departamento de Justiça dos EUA, que nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, os EUA foram contra o Brasil ter uma petrolífera logo quando a Petrobras foi fundada, em 1953. O petista criticou a “elite com complexo de vira-lata, subordinada aos interesses dos outros e com pouco interesse nesse país”.

Lula deu as declarações em visita à Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A Petrobras vai retomar as obras de ampliação da capacidade do local. O projeto está paralisado desde 2015, quando a operação Lava Jato indicou irregularidades da refinaria como pagamento de propina a ex-diretores e superfaturamento de obras.

Com informações de Poder 360