A nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), que passará a ser emitida no Rio Grande do Norte a partir de 11 de dezembro terá validade de até 10 anos, de acordo com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), órgão responsável pelo serviço no estado.
A CIN substituirá o atual modelo da identidade e contará apenas com o CPF como número de registro nacional de cada cidadão. Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.
De acordo com o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, a validade será de 10 anos para pessoas com idade entre 12 e 59 anos de idade. No caso de crianças, a validade do documento será de 5 anos.
Ainda de acordo com o Itep, a validade será indefinida nos documentos emitidos para pessoas com 60 anos ou mais.
O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:
– 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
– 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
– acima de 60 anos – validade indeterminada.
“A principal diferença e a mais importante é que agora o número da carteira será o CPF gerando integração de todos os estados da federação. Atualmente, cada estado tem sua base de dados de RG. Com a CIN, se você fez sua identidade aqui (RN) e vai morar no Rio Grande do Sul, pode renovar sua carteira lá, porque a base estará toda integrada”, afirmou o diretor.
O agendamento para emissão do modelo antigo de RG será suspenso entre os dias 2 e 10 de dezembro, se mantendo nas Centrais do Cidadão apenas a entrega do documento para quem já foi atendido.
O processo de agendamento vai permanecer o mesmo, através do site do Itep.
Com informações de g1 RN