Antes de a Presidência planejar um gasto de R$ 89 mil em enxoval de luxo para as residências oficiais, incluindo peças feitas em “algodão egípcio”, Lula criticou a “ostentação da classe média” brasileira.
No ano passado, durante uma palestra como pré-candidato à Presidência da República, o petista falou sobre o “padrão de vida acima do necessário” da classe média no Brasil e na América Latina.
“Nós temos uma classe média que ostenta um padrão de vida que em nenhum lugar do mundo a classe média ostenta. Um padrão de vida que não tem na Europa. As pessoas são mais humildes. Na América Latina, a classe média ostenta um padrão de vida acima do necessário”, disse.
O vídeo com críticas de Lula sobre “ostentação da classe média” circulou nas redes após divulgação de despesa com o enxoval de luxo.
“Na medida que você não impõe limite, você faz com que as pessoas comprem um barco de 400 milhões de barco e compre outro barco para ousar seu helicóptero. O que faz uma pessoa com um barco 400 milhões de dólares? Nada. O que faz uma pessoa com uma casa de 17 cômodos? Nada. Ele vai viver 80 anos e não vai frequentar todos os cômodos”, observou Lula.