Provas aconteceram em dois dias pela primeira vez, consolidando a maior corrida de rua do Norte/Nordeste
A cada ano, um novo recorde. Em sua 10ª edição, a Meia Maratona do Sol Sicredi parou Natal em dois dias de corrida e banhou as principais avenidas da cidade com mais de 12 mil atletas de todos os estados do Brasil e do exterior. No sábado (21), correram os competidores nos percursos de 10km e 5km. O domingo (22) ficou reservado para a prova de 21km e para a Meia do Sol Kids, que aconteceu pela primeira vez. O resultado completo está disponível no site: http://www.meiamaratonadosol.com.br.
O evento se consolida no calendário de corridas do país por seu diferencial de oferecer mais que uma competição: uma experiência completa para atletas e público em geral. A Meia do Sol se posiciona como referência de ação planejada, integrada com a cidade, socialmente responsável e benéfica até para quem não estava participando.
Em 2025, a Meia Maratona do Sol Sicredi e a Expo Meia do Sol já têm data marcada para acontecer: será entre os dias 18 e 21 de setembro.
Torcida nas arquibancadas: conforto e muita vibração
A sequência de emoções da prova começou antes mesmo da largada, com a alegria contagiante de cada atleta que chegava à Arena das Dunas. Entre abraços calorosos, pessoas de todos os cantos do Brasil se confraternizavam festejando o esporte. Nesta edição, o ineditismo teve destaque na prova, com as largadas e chegadas que aconteceram no gramado de uma arena de Copa do Mundo.
Além da corrida, a organização preparou uma verdadeira festa. No espaço de hospitalidade da Arena das Dunas, o público aproveitou uma programação da Expo Meia do Sol rica em entretenimento, conhecimento e intercâmbio cultural, com ações em mais de 30 estandes reunindo marcas locais e nacionais, além de muita interação e apresentações musicais.
Um misto de energia, alegria e incentivo tomou conta da Arena das Dunas. Familiares e amigos que pela primeira vez puderam acompanhar as largadas e chegadas da arquibancada do estádio, torciam, vibravam e gritavam para os corredores, como Erilene de Oliveira, que veio torcer para o filho que disputou a prova de 10km.
“É a primeira vez que venho acompanhar a prova e gostei bastante de estar aqui na Arena, o ambiente é confortável, ventilado e poder torcer para o meu filho foi melhor ainda”, contou ela.
O treinador esportivo Francisco Hipólito veio de Currais Novos/RN acompanhar atletas e amigos que vieram disputar as provas de 21km e 10km. Ele conta que já viajou por várias corridas no país, mas que a Meia do Sol se destaca em estrutura e organização, oferecendo uma experiência para além da corrida.
“Nunca tinha assistido a uma corrida sentado, já participei de muitas corridas pelo país e nunca tinha acompanhado uma largada tão confortável. Achei fantástico ver a festa do esporte, a superação das pessoas, a alegria de cada um que conclui as provas, e essa estrutura e organização está de parabéns.”
Os catarinenses Josias Fernandes e Adriana Selva Mund, ambos técnicos de enfermagem, vieram de Florianópolis para participar da Meia do Sol pela primeira vez e estavam animados para voltar na próxima edição. “O evento está muito bonito, nós estamos encantados, a cidade é linda e a corrida espetacular. O diferencial foi o Rota Musical, que embalou o nosso percurso, a energia foi demais”, explicou Josias.
Provas do sábado: 5km e 10km
A largada dos 5km aconteceu pontualmente às 16h no sábado (21), começando pelas categorias PCD. Em seguida, foram liberados os atletas da categoria Geral de 5km. Na sequência, às 17h em ponto, foi a vez dos corredores do percurso de 10km.
Na linha de chegada, além da conquista do objetivo, a superação e a emoção de cada atleta, foi marcante o reencontro dos atletas com familiares e amigos que ficaram na espera. A vibração com muitos aplausos e gritos de felicidade da plateia a cada chegada era contagiante. A cerimônia de premiação virou comemoração coletiva, pela vitória de todos. A cada categoria premiada os vencedores foram premiados com um troféu, medalha e brindes especiais.
Provas do domingo: 21km e Meia do Sol Kids
No domingo, a Arena das Dunas já estava movimentada desde as 3h da madrugada para o percurso oficial de 21km. Os atletas largaram pontualmente às 5h e banharam a cidade com o tom verde das camisas, no percurso que passou pelo Campus da UFRN, seguiu pela Av. Engenheiro Roberto Freire e seguiu até a Via Costeira.
Após a prova de 21km, a programação da manhã seguiu com a Meia do Sol Kids, também no gramado da Arena das Dunas. As crianças e seus familiares interagiram com personagens de desenhos animados, participaram de brincadeiras e ainda conferiram um show exclusivo de Bisteca e Bochechinha.
Na pista de corrida, as crianças foram divididas por faixas etárias e distâncias, levantando a torcida e completando a festa em torno do esporte.
Além de ser uma ótima oportunidade de unir crianças e adultos em torno do esporte, a vivência foi importante para despertar as próximas gerações de corredores. Afinal, praticar atividades físicas e especialmente a corrida de rua é fundamental para todas as pessoas, de todas as idades. A Meia do Sol Kids era uma ideia que vinha sendo desenvolvida e estamos muito gratos por ter sido tão recebida pela cidade. Podem aguardar mais novidades para 2025″, comemorou Gabriel Negreiros.
Consolidação
A Meia Maratona do Sol Sicredi, organizada pela HC Sports e pela Crion Eventos, destaca-se como o principal evento esportivo do Rio Grande do Norte. Com uma infraestrutura de padrão internacional, a competição deste ano contou com a participação de mais de 1.200 profissionais, garantindo a segurança e o bem-estar dos atletas ao longo de todo o percurso.
Na edição que celebra 10 anos, a Meia do Sol entregou uma experiência repleta de novidades, pensadas para proporcionar mais conforto não apenas aos atletas, mas também aos seus acompanhantes.
“Celebrar esses 10 anos é uma alegria e uma emoção, são meses de preparação e planejamento para que esse dia chegue. Tudo para entregar não apenas uma corrida, mas muito mais que isso, elevando a experiência do atleta, com conforto, entretenimento e consolidando a Meia do Sol como a maior corrida de rua do Norte/Nordeste”, contou Gabriel Negreiros, diretor de comunicação da HC Sports, organizadora do evento.
Para Nivaldo Pereira, diretor técnico da HC Sports, a sensação de entregar uma prova do porte da Meia do Sol é gratificante, com muito planejamento, logística de ponta e estrutura impecável. “É muito bom ver tudo o que sonhamos acontecendo como planejado. E nesta edição ocupando o campo da Arena das dunas, correndo direto do gramado, já ficou para a história”, comemorou.
Atletas no pódio
O vencedor da categoria Geral na prova 5km masculina foi Mario Sérgio Firmino da Silva, com o tempo de 17’01”. Na categoria Geral da prova 5km feminina, a vitória foi de Maria Sandra de Souza, com o tempo de 21’11”.
Já nos 10km, o vencedor da categoria Geral masculina foi Ariston Quercio Vieira da Silva, com o tempo de 33’10”. Na feminina, a vencedora foi Ewellyn Stefani Pereira de Souza, com o tempo de 40’05”.
Nos 21km, o primeiro lugar do Geral masculino foi para Juliano de Araújo com o tempo de 1h07’20”. No feminino, a vencedora foi Carline do Nascimento Alves, com o tempo de 1h22’42”. Em todas as distâncias, também foram premiados os atletas PCDs, em 23 categorias.
O resultado completo está disponível no site www.meiamaratonadosol.com.br
Rota Musical
O ritmo da corrida foi garantido com atrações oferecidas pelo projeto Rota Musical. Foram cinco palcos espalhados em todo o percurso, nos dois dias de prova, com o som de talentos potiguares de diversos ritmos musicais. Pessoas de todas as idades, entre amadores e atletas de elite, curtiram a trilha sonora do Rota Musical, que ditava o ritmo da animação do percurso, transformando a capital em um verdadeiro palco cultural, que pode também ser aproveitado pela comunidade natalense.
Idealizado pela Crion Eventos e incentivado pela Lei Djalma Maranhão, o projeto conta com o patrocínio da Unimed Natal.
Logística e estrutura
As vias interditadas para a passagem da corrida foram liberadas conforme cronograma estipulado previamente pela organização, às 19h do sábado (21) e às 8h do domingo (22). Até este horário, paralelamente à competição, as equipes de limpeza compostas por mais de 120 pessoas fizeram coleta de materiais descartados em diversos pontos dos três percursos. Para finalizar o trabalho, essas equipes de limpeza seguiram em atuação no pós-prova do domingo para entregar as vias completamente limpas e reordenadas.
Para garantir a segurança e o bem-estar dos atletas durante todo o trajeto, foram disponibilizados pontos móveis de assistência médica de primeiros socorros, além de um posto fixo estrategicamente localizado. Ambulâncias também circularam ao longo do percurso planejado, contando com o apoio ágil adicional das motolâncias.
Além de ser consolidada como a principal meia maratona do Norte/Nordeste, é também a segunda em data de maior ocupação hoteleira no RN (fora da alta estação).
Reconhecida como uma das corridas de rua mais desafiadoras do Brasil devido às características do relevo potiguar, a Meia Maratona do Sol Sicredi mantém a tradição das edições anteriores e segue aderindo às regulamentações estipuladas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Comentários