O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte deve crescer 1,6% em 2024, de acordo com projeções do banco Santander. A expectativa está abaixo do previsto para o Brasil, cujo PIB deverá avançar 2%, e do Nordeste, com crescimento estimado em 2,3%.

O setor de serviços é o que mais deve se destacar em 2024. Segmento mais importante na economia potiguar, com peso de 77,4%, o PIB do setor irá avançar 2% neste ano, segundo as projeções do Santander. Ainda conforme a instituição, a agropecuária também terá variação positiva, enquanto a indústria deverá ficar estagnada.

Os números estão em um estudo especial que apresenta estimativas do banco por estados e regiões para o horizonte de 2022 a 2025. A projeção de 2% para o crescimento do PIB no setor de serviços em 2024 no RN é a mesma para o próximo ano. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN) avalia a perspectiva de crescimento como positiva, uma vez que representa um avanço superior ao que foi registrado no período pré-pandemia.

Tribuna do Norte