A AliExpress e a Shopee anunciaram que irão antecipar a cobrança do imposto popularmente conhecido como “taxa das blusinhas” para o dia 27 de julho.

Originalmente, essa cobrança estava programada para começar em 1º de agosto, conforme estipulado pelo Ministério da Economia, e incidirá sobre compras internacionais de até US$ 50, com uma alíquota de 20%.

O QUE ACONTECEU

A AliExpress antecipará a cobrança da taxa das blusinhas. A cobrança que inicialmente começaria no primeiro dia de agosto, já passará a ser feita em 27 de julho.

A empresa alega que a antecipação diz respeito à adequação ao novo sistema de tributação “tendo em vista o prazo necessário para ajuste das declarações de importação”. A AlExpress também comentou que os clientes serão informados sobre as etapas de cobranças em seus canais oficiais.

Já a Shopee informou que a taxa de importação será aplicada no aplicativo da empresa a partir do próximo sábado “visto que os pedidos terão o DIR (Declaração de Importação de Remessas) emitidos a partir do dia 1º de agosto”.

SHEIN seguirá data de primeiro de agosto. No entanto, a empresa afirmou que compras de produtos internacionais poderão ser taxadas conforme as novas regras “até dois ou três dias antes dessa data já que existe um intervalo entre o momento da compra e a declaração à Aduana”.

UOL