Cerca de dez milhões de pessoas no Brasil possuem Doença Renal Crônica, alerta Ministério da Saúde

Com o intuito de conscientizar a população sobre doenças renais, o dia 14 de março é marcado como o Dia Mundial do Rim, uma data que simboliza a atenção e cuidados que são necessários para cuidar desde cedo de problemas relacionados a esses órgãos fundamentais para o funcionamento do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui a estimativa que mais de dez milhões de pessoas possuam Doença Renal Crônica (DRC).

A patologia leva à redução da capacidade do rim de remover os resíduos e excesso de água do organismo, provocando risco para a saúde da pessoa acometida pela doença. Visando propiciar o atendimento mais seguro aos pacientes, o Hospital Promater, em Natal, possui nefrologistas 24h em regime de sobreaviso e diálise contínua. O nefrologista Bruno Ribeiro explica que a diálise contínua é indicada para pacientes críticos de Unidade de Tratamento Intensivo com insuficiência renal, auxiliando para sua plena recuperação.

“O método visa gerar menor instabilidade aos pacientes garantindo uma retirada lenta e gradual de impurezas e de líquidos dos quais se acumulam nos enfermos que estão sob lesão renal”, explica o médico.

É importante ressaltar que os cuidados com os rins devem ser iniciados desde a infância. Crianças que possuem infecções urinárias frequentemente precisam ser avaliadas pelo nefrologista e investigar as causas. Além disso, em pacientes que possuam a presença de cálculos renais, independentemente da idade, é importante o acompanhamento médico e a investigação metabólica.

A prevenção de DRC está relacionada diretamente com o estilo de vida das pessoas, por isso, controlar os fatores de risco como hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e tabagismo, é fundamental para não desenvolver a doença.