A Agência da Previdência Social (APS) Sul, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), irá fechar em Natal e os atendimentos ficarão concentrados no prédio da Gerência Executiva do INSS, na Rua Apodi, no bairro da Cidade Alta. Embora confirme o fechamento, o INSS não fala em datas.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Estado (Sindprevs-RN), o contrato de aluguel do prédio, onde a unidade está localizada, na Avenida Nascimento de Castro, se encerra em abril e não será renovado. Ao todo, a APS Sul faz aproximadamente 5 mil atendimentos por mês. Segundo o Sindprevs, o fechamento será oficializado no próximo dia 27, durante uma visita da Gerência Executiva do INSS Natal à unidade.
Segundo o INSS, a mudança faz parte de uma adequação à nova política de melhoria de espaços de trabalho e economia de recursos, uma vez que o aluguel do prédio da APS Sul, na Avenida Nascimento de Castro, tem um custo de cerca de R$ 500 mil por ano.
No entanto, a transferência vem gerando reclamações de sindicalistas, que preveem prejuízos para a população, como atrasos nos atendimentos e perícias.
Tribuna do Norte