o primeiro movimento feminista organizado, performance foi montada pelo dramaturgo Lenilton Teixeira
O FullChico promete ser um dos destaques e revelação do carnaval de Natal 2024. E para além da homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque, o bloco também apresentará uma performance montada pelo dramaturgo Lenilton Teixeira inspirada no movimento feminista As Mães da Praça de Maio, uma associação de mães cujos filhos foram assassinados pela ditadura argentina, organizadas para protestar contra a tentativa governista de silenciar toda oposição política.
O bloco, fundado este ano pela produtora cultural Ilana Félix, já é formado por mulheres cujas armas são percussivas para entoar o cancioneiro buarquiano, comandadas pelo maestro Jorge Negão. E com toda ligação das canções de Chico Buarque com o movimento feminista, a ideia da performance ganhou corpo e será encenada durante a concentração do FullChico, na sexta-feira de carnaval (9), a partir das 17h em frente ao Bar 294 (av. Deodoro da Fonseca), no polo Petrópolis.
“O FullChico é diferenciado desde sua concepção. Somos um bloco performático e achamos oportuna essa temática de retratar a força das mulheres. Então, antes da música Mulheres de Atenas, que já na década de 70 alertou a sociedade sobre a cultura machista e patriarcal, encenaremos essa performance. As meninas vestirão lenço branco de cabeça para simbolizar as fraldas dos filhos perdidos, simulando a mesma cena adotada pelas mães argentinas… O resto vocês verão lá. Ficou muito comovente e bonita”, adiantou Ilana.
Outro simbolismo presente na encenação será o nariz pintado de vermelho para lembrar a brutalidade cometida contra a militante feminista, atriz e palhaça venezuelana Julieta Martinez, assassinada em Manaus no último mês de dezembro. “Julieta representa as muitas mulheres que nos cabem, artista, feminista, que vivia de sua arte viajando pelo Brasil em sua bicicleta, vítima da crueldade e do feminicídio que ainda impera”, ressalta Ilana Félix.
E junto à dramaturgia, o FullChico mostrará as canções de Chico Buarque em ritmo de batuque, pelas mãos do mulherio do bloco, com a presença, também, dos metais da orquestra da Ong Ilha de Música, comandada pelo maestro Gilberto Cabral e artistas convidados. Então, quem quiser curtir a tríade Carnaval, samba e Chico Buarque, com o bônus performático do bloco, só marcar presença na sexta-feira de carnaval, no Bar 294, a partir das 17h. O acesso é livre.
Insta: @full_chico