Projeto da Neoenergia Cosern trocou 442 toneladas de resíduos sólidos recicláveis por abatimento na fatura ao longo do ano; conheça os impactos positivos no meio ambiente

4.038 famílias potiguares receberam R$ 159 mil em descontos nas contas de luz em todo Rio Grande do Norte em 2023 ao entregar 442 toneladas de resíduos sólidos para reciclagem à distribuidora. Esse volume é 75% maior do que em 2022. Além da troca de resíduos por descontos na fatura o projeto Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel, também realizou a troca de lâmpadas convencionais (incandescentes, halógenas e fluorescentes compactas) por lâmpadas com tecnologia LED, que são mais eficientes.

Essa é uma das iniciativas que nos dá mais orgulho, pois tanto ajuda diretamente no bolso dos potiguares e ajuda à preservação do meio ambiente”, explica Daniel Sarmento, supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern. “O Vale Luz ensina, na prática, a importância da reciclagem e faz de todos nós consumidores conscientes de energia elétrica”, complementa o supervisor.

A reciclagem de 442 toneladas de resíduos sólidos no Rio Grande do Norte tem os seguintes impactos no meio ambiente:

  • Redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários ou incineradores: 442 toneladas equivalem a aproximadamente 1,9% da geração diária de resíduos sólidos no estado.
  • Economia de recursos naturais: A reciclagem de 442 toneladas de resíduos sólidos economiza aproximadamente 1.700 MWh de energia (equivale ao consumo médio mensal de mais de 17.000 residências no estado do RN – considerando o consumo médio mensal de 95 kWh/mês), 1,1 milhão de metros cúbicos de água e 1.300 toneladas de matérias-primas virgens.
  • Redução da emissão de gases de efeito estufa: A reciclagem de 442 toneladas de resíduos sólidos evitaria a emissão de aproximadamente 1.300 toneladas de gases de efeito estufa.

Confira as principais informações sobre o projeto Vale Luz acessando: Vale Luz – Neoenergia