O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou nesta segunda-feira (18), uma nova capacitação focada na formação de profissionais para atuar na função de Examinador de Trânsito. O curso é coordenado pela Escola Pública de Trânsito do RN (EPT) e segue com instruções teórica e prática nos turnos matutino e vespertino, até a próxima quarta-feira (20).

A qualificação contempla servidores efetivos, comissionados, requisitados, à disposição por meio de convênios ou termo de cooperação técnica. São 30 profissionais que a EPT/RN deve formar com essa turma. O curso tem validade máxima de cinco anos, e após esse prazo, os profissionais formados deverão realizar um curso de atualização.

O curso para a Formação de Examinador de Trânsito, conta com carga horária de 28 horas/aula contemplando as disciplinas de “Fundamentos do Processo de Avaliação”, com 12 horas/aula; “Aspectos Psicológicos do Processo de Avaliação”, com 4 horas/aula; e o “Papel do Examinador no Processo de Habilitação”, com 12 horas/aula, das quais quatro horas são teóricas e oito horas são práticas.

O curso tem a finalidade de preparar o profissional responsável pela realização dos exames previstos na legislação, os quais avaliam os conhecimentos e as habilidades dos candidatos e condutores para a condução de veículos automotores. Os examinadores de trânsito agem diretamente na avaliação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).