De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, no período entre 2015 e 2019, o número de empresas desse tipo triplicou no Brasil, ultrapassando a marca de 12 mil. Em 2022, apenas as startups captaram mais de R$ 4,4 bilhões, segundo relatório da plataforma de inovação Distrito. Os números expressivos dão conta de um modelo de negócio não muito antigo no Brasil, mas que já é sinônimo de agilidade, geração de valor e resolução de problemas reais do mercado consumidor.
E foi com foco na resolução de problemas que nasceu a Faceponto, em Natal, especializada em gerenciamento inteligente de recursos humanos end-to-end, ou seja, o software da empresa automatiza do controle de ponto até a entrega das informações à folha de pagamento. Inspirados por suas mães, que sempre lutaram para conquistar espaço no mercado de trabalho, Cássio Leandro e Aquiles Burlamaqui unem os saberes adquiridos em outras experiências profissionais e acadêmicas e fundam a Faceponto.
“Enquanto Cássio se especializava em Direito do Trabalho e consolidava seu escritório de advocacia, atendendo dezenas de empresas com temas relacionados a demandas trabalhistas, eu terminava o doutorado em Computação e assumia a posição de professor da UFRN, na área de Desenvolvimento de Software, Robótica e Inovação”, explica Aquiles. Dessa parceria surgiu a ideia do software que é responsável por atender as demandas de pequenas, médias e grandes empresas em diversos segmentos e em todo o Brasil.
Quem também sempre teve aspiração para empreender e fundou uma startup dentro de um segmento de mercado bastante concorrido, foi o empresário gaúcho Andress da Rocha Barão. Vindo de uma família de corretores de seguros, Andress esteve inserido nesse universo desde a infância e foi com muita observação e aprendizados que nasceu a Mutuus, especializada em seguro de carga, seguro de vida em grupo e seguro garantia.
Além de não acreditar em fórmulas mágicas, Andress sabe com clareza quais passos foram dados desde o início do negócio até os dias atuais. “Na Mutuus, compreendemos que é preferível agir e melhorar continuamente do que esperar o momento ideal e, talvez, nunca dar o primeiro passo. Portanto, nos dedicamos a uma melhoria contínua em nossos processos e tecnologia, visando sempre aprimorar nossos serviços”, explica o responsável pela startup.
Soluções para o cliente
Uma das principais estratégias para se construir uma startup forte é oferecer uma solução com foco no cliente e suas necessidades. Desde a sua concepção, a Faceponto foi projetada, desenvolvida e validada com o cliente do lado, atendendo de imediato todas as suas necessidades e sempre levando em conta a legislação trabalhista em vigor.
“Isso levou a um sistema com a maior quantidade de funcionalidades do mercado, com a melhor relação custo-benefício e com um suporte humanizado com ligação direta com a direção de tecnologia da empresa, para que o sistema responda exatamente às demandas dos clientes”, destaca Aquiles.
“A Mutuus tem construído sua reputação através do esforço contínuo de toda a equipe. Acreditamos que o crescimento só é possível com melhoria constante e dedicação em oferecer o melhor com os recursos que temos. O reconhecimento mais significativo vem de nossos clientes, que são a razão de nossa incessante busca por excelência”, complementa Andress.