Desde que retornou ao comando do Palácio do Planalto para o seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem priorizado viagens ao Nordeste, seu berço político e única região onde o petista venceu Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado.

Historicamente, candidatos à Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT) triunfam no Nordeste com percentuais altos. Em 2022, Lula teve 69,34% dos votos válidos na região, contra 30,66% de Bolsonaro no segundo turno. Já na eleição geral anterior, em 2018, Fernando Haddad obteve 69,7% dos votos válidos no Nordeste, contra 30,3% de Bolsonaro, que foi vencedor naquele ano.

Em pouco mais de cinco meses de governo, Lula fez 22 viagens de cunho oficial pelo Brasil. Oito foram no Nordeste. No total, o presidente esteve em seis estados da região: Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.

Com exceção de Bahia e Ceará, onde Lula esteve em duas oportunidades cada um, o petista visitou o restante dos estados uma vez desde janeiro.

Apesar de ter viajado a mais estados do Nordeste, é o Sudeste que concentra mais visitas do presidente Lula. De janeiro a junho, ele esteve na região 10 vezes, mas apenas em dois estados: São Paulo (8) e Rio de Janeiro (2).

Metrópoles