Utilizada desde os tempos da Grécia antiga para “laurear”, ou seja, reconhecer os vencedores de competições e batalhas, a folha de louro sempre foi associada aos caminhos de sorte.
Conhecido por suas propriedades mágicas, o louro tem sido usado ao longo dos séculos durante cerimônias religiosas, em amuletos, simpatias e crenças populares para os que acreditam nela para atrair dinheiro e prosperidade, principalmente financeira.
Para os interessados em incorporar a folha de louro a suas práticas e abrir as portas da abundância em 2024, a sacerdotisa de religião afro-brasileira Solange Ciavatta, de 58 anos, que também é comunicóloga, pesquisadora de ervas e plantas no uso sagrado de pajés de diferentes etnias do Brasil e dos Estados Unidos, apresenta à CNN algumas sugestões.
1. Guirlanda de folha de louro
O louro pode ser utilizado para atrair vitórias, de acordo com Solange. Pensando desta forma, é aconselhável construir uma pequena guirlanda, amarrando as folhas de louro em um trançar com palha da costa.
Após o feito, pendurá-la na porta de entrada/saída da casa. Além de ser uma decoração festiva, a guirlanda de louro, portanto, representará uma tradição antiga associada a rituais de prosperidade.
“A principal intenção ao usar esses elementos é banir as energias ruins de casa, inclusive, proteger para que não entrem, permitindo somente que as vitórias cheguem. É uma folha extremamente versátil”, conta a sacerdotisa, que é mãe de três filhos e avó de uma neta “com muito amor”.
2. Louro na virada do ano
No dia 31 de dezembro, colocar 3 folhas de louro debaixo do prato da refeição. Ou se preferir, junto ao corpo, nos bolsos, carteira e até mesmo dentro do sutiã.
Depois da meia-noite, queimá-las. “Nesta situação, as folhas vão atuar em limpar as energias densas do ano”, detalha a espiritualista. Ela acrescenta que é preciso manter uma mentalidade positiva e aberta para receber as bênçãos que o universo tem a oferecer.
3. Louro junto com a lentilha
Além dos benefícios ritualísticos, o louro apresenta ações anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, antioxidantes e antirreumáticas, reduzindo dificuldades de articulações, por exemplo.
Desta forma, Solange aconselha utilizar a folha no preparo da lentilha, prato tipicamente feito para as celebrações de fim de ano. Enquanto prepara a refeição, mentalizar pensamentos positivos e concentrar as metas para o próximo ano. Além disso, visualizar a sorte e a prosperidade financeira fluindo para o seu lar.
Ao preparar e saborear o prato, a ideia é não apenas deliciar o paladar, mas também cultivar tradições que simbolizam a busca por vitórias. O desejo é que esse ritual culinário seja o início de um ano cheio de realizações e momentos felizes.
Com informações da CNN Brasil