Atividade foi realizada no encerramento de oficina do projeto Arte e Cidadania.
O Centro de Atendimento Socioeducativo – Case Mossoró realizou, na última sexta-feira (22/12), cerimônia de encerramento de oficina de capoeira. A turma faz parte do projeto Arte e Cidadania, da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fundase/RN.
A apresentação dos adolescentes teve plateia formada por familiares e servidores da Fundação. Nove adolescentes, divididos em dois grupos, participaram das aulas que eram semanais, durante quatro meses, entre setembro e dezembro deste ano. O subgerente técnico da unidade, Carlos Carvalho, diz que “a aceitação foi total” por parte dos adolescentes, e que “eles ficavam a semana contando os dias pra aula”.
O professor responsável pela turma da unidade, o instrutor Juninho “Zoião”, do grupo de capoeira Camangula, conta que a “experiência foi maravilhosa com todos eles, desde do começo até o encerramento” e que os adolescentes eram “sempre bem educados, sempre mostraram grande interesse pelas aulas”.
O projeto Arte e Cidadania viabilizou atividades em diferentes áreas artísticas e teve atuação nas unidades socioeducativas do Rio Grande do Norte.
Além da capoeira, que busca trazer a diversidade cultural aos jovens, o projeto teve aulas de o teatro; música, contando com aulas de violão e percussão; artes visuais, com turmas de pintura em tela e escultura em argila; enquanto na dança o foco foi o hip hop; arte urbana também esteve presente com grafite; e, por fim, o artesanato, cuja técnica utilizada foi o uso de papéis reciclados.