A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante enviou uma nota ao BLOGDOBG, nesta sexta-feira (9), afirmando que o motivo da falta de água na cidade foi por causa das fortes chuvas que romperam a tubulação.
Confira a nota na íntegra
NOTA 08.12.2023: CHUVAS ROMPEM TUBULAÇÃO DA ADUTORA E PROVOCAM FALTA DE ÁGUA PARA ZONA RURAL DE SGA
Em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana na última semana, uma sobrecarga de peso em um talude que suporta a linha férrea da CBDU, próximo ao bairro Jardim, na BR-101, rompeu uma tubulação de 700mm que pertence à adutora de Maxaranguape. O incidente afetou o abastecimento das localidades beneficiadas pela rede, são elas: Golandim, Jardim Petrópolis e comunidades da Zona Rural, como Serrinha.
O reparo foi imediatamente iniciado, mas, devido à complexidade da operação e difícil acesso ao local, o serviço foi concluído somente nesta quinta-feira (07). Os técnicos do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Amarante, ainda precisaram da atenção de outras entidades, como a Caern e Potigás, pois na região estão localizadas redes de esgoto e gás, que dificultavam ainda mais o acesso à tubulação danificada.
Após a conclusão do reparo, os técnicos do SAAE deram início a limpeza da rede e, em sequência, o bombeamento da água para as comunidades. Ainda nesta quinta-feira (07), os reservatórios de Golandim e Jardim Petrópolis voltaram a receber a água da adutora. A expectativa é de que, nesta sexta-feira (08), o abastecimento retorne ao normal também para as comunidades da Zona Rural.
Desde o rompimento da tubulação, e interrupção do abastecimento, os moradores de Serrinha foram atendidos por caminhões-pipa, buscando minimizar os impactos da falta de água para a comunidade. O abastecimento foi realizado nesta modalidade até a noite desta quinta-feira (08).
O SAAE entende que o acesso à água é um direito básico e fundamental. A interrupção no abastecimento acarreta em inúmeros problemas socioambientais para a população. Pedimos desculpas pelo transtorno e reafirmamos nosso compromisso em seguir trabalhando para garantir o pleno abastecimento dos moradores de São Gonçalo do Amarante.
Assessoria SAAE São Gonçalo do Amarante