O navegador do Google deve receber o recurso “Me ajude a escrever”, que usa IA para lapidar o que o usuário escreveu (ou quer escrever).
Essa ferramenta tem sido uma das adições mais comuns de IA do Google, com alguma variação dela aparecendo no Gmail, Docs e Keep, por exemplo.
Como o nome sugere, a ideia do recurso é pegar um comando simples e elaborar um texto, poupando o esforço de escrevê-lo manualmente.
Por enquanto, a versão do Chrome de “Help me write” estará escondida atrás de duas flags em chrome://flags, e como também é necessário um “flag de compilação” separado, não está claro quando será possível experimentar o recurso de IA.
Como o trabalho ainda está em andamento, o novo recurso não deve aparecer antes do Chrome 122, cujo lançamento está previsto para fevereiro de 2024.
Nas últimas semanas, o Google tem trabalhado para trazer o “Me ajude a escrever” para as versões de desktop do Chrome.
Internamente, a empresa se refere ao recurso como “Compose” ou “CCO”, mas a mesma marca “Help me write” aparecerá no Chrome.
Conforme apurado pelo 9to5Google, uma opção “Me ajude a escrever” aparecerá no popup de preenchimento automático do Chrome conforme o usuário digitar.
O recurso também poderá ser acessado ao clicar com o botão direito do mouse.
Ao invés de depender apenas do comando do usuário, a IA do Google verificará o conteúdo da página para obter mais contexto sobre o que escrever. Veja abaixo o que vai dar para fazer por meio da ferramenta, segundo o Google:
- Obter sugestões de escrita contextualizadas para avaliações, postagens e mais;
- Inserir coisas como: algumas palavras que resumam seus pensamentos, um rascunho inicial, solicitações como “escreva uma avaliação de 5 estrelas para este restaurante”;
- Enviar páginas abertas, páginas recentes relacionadas, seus URLs e suas interações com esses recursos para o Google. Esses dados podem ser lidos, processados e anotados por revisores humanos para melhorar e desenvolver produtos do Google. Você pode alterar isso a qualquer momento nas configurações.
Parece que também haverá algumas maneiras de ajustar o estilo de escrita da IA, embora com menos opções do que no Docs.
O usuário poderá pedir à IA para “Encurtar” ou “Elaborar” o texto, bem como solicitar algo mais “Casual” ou “Formal”.
Com informações do Olhar Digital