O auditório do Palácio dos Despachos, sede do governo de Sergipe, estava lotado na manhã de 30 de maio, quando o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, tomou o microfone para anunciar parcerias com o governo local. Logo atrás dele, no espaço destinado às autoridades, o advogado Danilo Dias Sampaio Segundo ganhou lugar de destaque e ocupou uma das cadeiras ao lado das que estavam reservadas a parlamentares, ao governador, ao prefeito de Aracajú e ao próprio ministro.
Sem cargo público e recém-filiado ao PT, Danilo Segundo, como é conhecido, tem encontrado portas abertas no governo federal como namorado de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado é pré-candidato a prefeito da pequena Barra dos Coqueiros, cidade sergipana com 41 mil habitantes, e tem usado o acesso a ministros e dirigentes de órgãos federais para turbinar sua pré-campanha. Procurados, Danilo Segundo e Lurian não quiseram se manifestar. O Ministério do Desenvolvimento Social também não respondeu sobre o motivo de o advogado ter ganhado espaço de destaque no evento.
Desde o início do ano, Danilo Segundo já foi recebido em Brasília por ao menos três ministros, Renan Filho (Transportes), André de Paula (Pesca) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), além de dirigentes da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Ibama, INSS e Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para discutir demandas locais. Também tem participado de eventos oficiais do governo federal em Sergipe, ocasião em que aproveita para gravar vídeos com integrantes da Esplanada e postar nas redes sociais. Nas publicações, anuncia obras e faz promessas que vão da construção de rodovias até a entrega de casas populares e escolas.
Confira mais detalhes na matéria de Patrik Camporez, O Globo.