Capacitação prepara profissionais para avaliar os candidatos à CNH
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou nesta terça-feira (27), um curso direcionado à atualização e à formação para de Examinador de Trânsito. A qualificação é coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT/RN) de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 1.020/2025, que modifica o processo de formação de condutores.
Os examinadores de trânsito são responsáveis pela avaliação prática dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), etapa fundamental para garantir que os futuros condutores atendam aos critérios técnicos e de segurança exigidos pela legislação.
O curso é oferecido apenas para servidores do quadro do Detran/RN que possuam graduação em nível superior e o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito, com exigência que seja habilitado, no mínimo, na categoria “B”. A qualificação inclui 28 horas de aulas teóricas e práticas e será feita em dois momentos, com 40 vagas por turma: uma voltada à atualização da equipe atual e outra à formação de novos examinadores.
A primeira turma tem aulas de 27 a 30 deste mês com foco em preparar o quadro de examinadores do Detran/RN diante das mudanças no processo de habilitação estabelecidas pela nova resolução do Contran. Já a próxima turma, programada para 02 a 07 de fevereiro, será direcionada à formação de novos profissionais.
O conteúdo do curso contempla as disciplinas de Fundamentos do Processo de Avaliação; Aspectos Psicológicos do Processo de Avaliação; e o Papel do Examinador no Processo de Habilitação, com aulas teóricas e práticas.
Após a conclusão do curso, o servidor aprovado em todos os módulos, que obtiver frequência mínima de 75%, receberá um certificado válido por cinco anos. Depois desse período, os profissionais precisam passar por um curso de atualização.
A iniciativa objetiva garantir a regularidade e a continuidade dos testes práticos de direção veicular, assegurando a qualidade do atendimento prestado à população. A medida também contribui para o fortalecimento da capacidade operacional do Detran/RN e representa um investimento permanente na qualificação dos servidores.

Comentários