No momento, você está visualizando Avaliação da Capes consolida a UnP como referência em pesquisas em biotecnologia

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, manteve a nota 4 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao período de 2021 a 2024. Como o principal mecanismo de controle de qualidade de pós-graduação stricto sensu no país, o resultado consolida a maturidade acadêmica do programa na produção científica e na qualidade de formação dos mestres e doutores potiguares.

Apenas programas que superam os requisitos básicos e demonstram desempenho consistente recebem nota 4. No caso do PPGB da UnP, a avaliação não apenas destaca a qualidade acadêmica, mas reflete o trabalho da universidade focado em ciência e inovação.

Entre os diferenciais da Pós-Graduação em Biotecnologia da UnP que sustentaram a nota 4, estão a produção científica em periódicos de alto impacto, a qualidade da formação acadêmica dos egressos, o corpo docente altamente qualificado e a forte inserção social, com projetos que geram soluções práticas para demandas da sociedade.

O PPGB acumula marcos importantes na história da UnP como grande incentivadora da ciência, como a quarta participação consecutiva na Edição Nacional do Programa Futuras Cientistas, que trabalha com professoras e alunas da rede pública de ensino. O programa de Biotecnologia também tem parcerias de sucesso com outras empresas e universidades, que resultaram na publicação da patente de uma biomassa feita com caju, pensado para produzir alimento vegetariano isento de glúten, além de uma fórmula fitoterápica para o tratamento de diversas doenças, desenvolvida com o uso nanotecnológico de produtos naturais.

“Essa conquista reflete o trabalho incansável de alunos, professores e colaboradores, e está diretamente alinhada à nossa missão. Nosso objetivo é formar profissionais éticos e qualificados, capazes de gerar inovações em biotecnologia com foco em saúde e sustentabilidade. Reafirmamos nosso propósito de transformar ciência em soluções para uma sociedade mais justa e saudável, e seguimos com a visão de consolidar a nossa pós-graduação como referência nacional e internacional em biotecnologia voltada à saúde”, afirma a coordenadora do PPGB e também da Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UnP, professora doutora Amália Rêgo.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

Com 44 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em cerca de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

 

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.