
A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, celebra a marca de mais de R$ 5 milhões em doações para a Rede SUS em 2025.
A maior parte do montante contempla equipamentos eletrônicos, mobiliários e insumos de saúde destinados a fortalecer a infraestrutura das unidades da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), bem como de outras instituições parceiras, como a Liga Contra o Câncer, o Hospital Infantil Varela Santiago, o Hospital Memorial São Francisco e as secretarias municipais de Saúde de Natal e Parnamirim.
Esse modelo de cooperação permite que unidades da atenção primária, serviços especializados e hospitais recebam suporte para aprimorar atendimentos e fluxos assistenciais, ao mesmo tempo em que se tornam campos de prática para estudantes da UnP.
As pactuações contemplam estágios, práticas acadêmicas e projetos de extensão em diferentes municípios, reforçando o compromisso institucional com a educação baseada em experiências reais, como é o que acontece com os estudantes do curso de Medicina, integrante da Inspirali, Ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, e de outras graduações oferecidas pela Universidade Potiguar, como Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.
“As pactuações reafirmam o nosso compromisso com a transformação da saúde no Rio Grande do Norte. Ao fortalecer a Rede SUS e ampliar oportunidades formativas para nossos estudantes, promovemos desenvolvimento social, qualificamos serviços essenciais e cumprimos nossa missão de impactar vidas por meio da educação”, afirma a reitora da UnP, Bárbara Azevedo.
Educação permanente
Além da compra de bens, uma parte dessa pactuação contempla investimentos em educação permanente para os servidores da Sesap, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), incluindo a oferta de 44 vagas em 15 cursos de pós-graduação.
Essas iniciativas estão alinhadas ao Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), que orienta os convênios firmados e prevê não apenas a aquisição ou doação de bens e os investimentos em educação permanente para os servidores, mas também a disponibilização dos espaços físicos das instituições formadoras, como laboratórios de informática, salas de aula e auditórios, ampliando a capacidade formativa e assistencial dos serviços públicos.
“Com esse avanço, a UnP reafirma seu papel como parceira estratégica do SUS, promovendo integração entre ensino, serviço e comunidade. A iniciativa fortalece a formação de profissionais comprometidos com o cuidado integral e gera impacto social concreto, beneficiando tanto a rede pública quanto a população atendida”, frisa a Líder de Práticas e Links Externos, Maísa Suares.
Comentários