A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, celebra um termo de aditamento com o Hospital Memorial São Francisco, em Natal, reforçando a parceria institucional no Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A novidade vai beneficiar egressos do curso de Medicina da UnP, integrante da Inspirali, Ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, e de outras instituições de ensino.

A UnP figura como instituição parceira, ao lado da Liga Contra o Câncer e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap RN). Com o novo termo, a Universidade Potiguar ampliará sua contribuição nas ações conjuntas voltadas ao ensino, à formação médica especializada e à qualificação profissional, seguindo as diretrizes que regem o Programa de Residência Médica no país.

“Ao unir esforços com instituições de referência, fortalecemos a integração ensino-serviço e ampliamos oportunidades de aprendizagem que impactam diretamente a qualidade da assistência à saúde no nosso estado”, pontua a reitora da UnP, Bárbara Azevedo.

A parceria fortalece o compromisso da universidade com a formação de especialistas e com a integração ensino-serviço, essencial para o desenvolvimento da saúde e da prática clínica qualificada. Dessa forma, a UnP contribui oferecendo seu know-how em biblioteca virtual, com acesso às principais bases indexadas voltadas à Medicina, potencializando o aprendizado e a formação de profissionais altamente qualificados.

“O programa de residência em ortopedia do HMSF reforça a capacidade técnica de nosso corpo clínico e a nossa vocação para a formação médica. A parceria com as outras instituições foram fundamentais para que conseguíssemos a aprovação pelo MEC”, revela o diretor médico do Hospital Memorial São Francisco, doutor Ivan Cardoso.

Contrapartida

Além disso, a UnP também assume uma contrapartida institucional voltada às melhorias estruturais e operacionais da unidade. A iniciativa reafirma o papel da universidade como parceira estratégica na consolidação de programas formativos que impactam diretamente a qualidade da assistência e o fortalecimento do sistema de saúde do Rio Grande do Norte.

“Essa parceria representa uma nova porta de entrada para os nossos egressos do curso de Medicina, que agora passam a contar com mais uma oportunidade de formação especializada em um serviço de excelência. A Residência em Ortopedia e Traumatologia fortalece o percurso formativo dos nossos profissionais e reafirma o compromisso da UnP com a oferta de caminhos sólidos para o desenvolvimento da carreira médica”, comemora a Líder de Práticas e Links Externos, Maísa Suares.

As inscrições para o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia seguem abertas até 31 de dezembro. Mais informações no link:
forms.gle/kr7gtg1GxyAiGTpt7.