Encontros com órgãos serviram para estreitar relações entre as intuições e traçar estratégias de apoio aos empreendimentos

Nesta terça-feira (11), o Sindicato das Indústrias em Construção Civil do RN (Sinduscon/RN) se reuniu com representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Fermurn) e da Caixa Econômica Federal. Os encontros trataram do funcionamento das novas políticas do programa do Governo Federal, o Minha Casa, Minha Vida, do projeto de habitação liderado pela Federação em parceria com o Governo do RN – que vai viabilizar recursos para a construção de moradias nos municípios da Grande Natal – e a inserção da indústria de construção civil nas construções desses imóveis.

O encontro com a Caixa Econômica aconteceu na programação da reunião mensal que o sindicato realiza com seus associados. Foi uma oportunidade da equipe do banco apresentar as novas políticas do programa Minha Casa, Minha Vida aos participantes. Para o Superintendente Executivo de Habitação do banco no RN, José Ricardo Barbosa Gama, o momento é muito positivo para a construção civil e para a população.

“A expectativa é que 2.874 unidades habitacionais sejam construídas no RN, apenas em 2023, com a possibilidade de até 20% desse valor ser acrescido na conta final de imóveis entregues este ano”, destacou Gama. “O papel da indústria da construção civil está muito bem delimitado nas novas diretrizes do programa, por isso esse encontro no Sinduscon é tão importante, já que se trata de um segmento que, historicamente, dá grandes contribuições para a economia do país”, complementou o executivo da Caixa.

Junto à Femurn, a reunião objetivou encontrar as melhores estratégias para o cadastro dos municípios no programa proposto pela Federação e garantir que estejam aptos a receber os recursos necessários para a construção das casas, o que representará grande benefício para a população. Para o presidente do órgão, Luciano Santos, “o projeto de habitação é mais um exemplo do empenho dedicado pela Femurn, que visa promover condições adequadas de moradia e proporcionar melhores condições de vida para a população”.

De acordo com o presidente do Sinduscon/RN, Sérgio Azevedo, as duas reuniões foram muito produtivas e foram abordados diversos pontos importantes relacionados à investimentos em habitação, tema de grande de interesse e relevância social. “A retomada desses investimentos representa uma grande oportunidade de impulsionar o setor e proporcionar moradias dignas para a população. Além disso, a disponibilidade de recursos, por parte da Caixa, para as diversas faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida, demonstra um compromisso em sanar uma grande mazela da nossa sociedade, que é o déficit habitacional crescente”, explicou.

“Quanto a Femurn, é preciso destacar que é uma instituição que tem um papel igualmente importante no desenvolvimento desta área, como é importante sua atuação ao buscar a adesão dos prefeitos, para fomentar a construção de casas e apartamentos nos mais diversos municípios. Nosso apoio nessa iniciativa acontece desde já”, finalizou Sérgio.