Estudos premiados abordam os potenciais de células-tronco, da profilaxia pré-exposição ao HIV e o perfil epidemiológico da hanseníase

O curso de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, se destacou ao vencer todos os prêmios Sicredi 2024 do 7º Fórum de Atualização Médica do RN e 2º Fórum das Ligas Acadêmicas de Medicina do RN. Organizadas pela Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN), as iniciativas tiveram como objetivo fomentar o intercâmbio entre profissionais e estudantes, proporcionando um espaço para compartilhar experiências e trabalhos científicos inovadores.

O 1º lugar foi conquistado com o estudo “Uso de Células-Tronco Mesenquimais no Reparo Tecidual em Queimaduras Térmicas”, uma pesquisa de vanguarda que explora o potencial regenerativo das células-tronco em situações de queimaduras graves. O projeto teve autoria dos estudantes Ana Carolina Rodrigues de Oliveira, Bárbara Aimée Sampaio Machado, Letícia Bias de Oliveira Maia, Davi de Aro Bezerra, Lucas Paulo Bezerra e Wagner José Paulino de Oliveira Nunes.

Em 2º lugar, o trabalho “Lenacapavir: Atualização na Profilaxia Pré-Exposição ao HIV” trouxe contribuições importantes para a prevenção do HIV, reforçando as novas alternativas terapêuticas no combate à doença, com autoria de Áquila Priscilla Lima Jales e Sylmara de Medeiros Cunha, e orientação do professor Dr. Igor Thiago Queiroz.

“Análise do Perfil Epidemiológico da Hanseníase no Brasil entre 2001 e 2023” ficou em 3º lugar. A pesquisa fez uma análise histórica da hanseníase, lançando luz sobre o cenário da doença no país, também com autoria de Áquila Priscilla Lima Jales e Sylmara de Medeiros Cunha, e orientação do professor Dr. Igor Thiago Queiroz.

Outras homenagens

Além das premiações por projetos, o evento homenageou os 10 médicos de destaque no Rio Grande do Norte. O professor Francisco Alves Bezerra Neto, docente da UnP, foi um dos agraciados com o Prêmio Dr. Francisco Neto, reconhecendo sua contribuição significativa para a medicina do estado. Também houve destaque para o discente do ano, premiação que foi concedida à aluna Ingrid Katherine Bezerra de Araújo, em reconhecimento ao seu desempenho e comprometimento com a área.

“Essas conquistas refletem o compromisso da UnP com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, que impactam positivamente a saúde pública e o avanço da medicina no Brasil”, destaca a coordenadora de Medicina da Universidade Potiguar/Inspirali, professora Regina Venturini.