Demora para sair e chegar da zona Norte, acúmulo de veículos que mal conseguem trafegar nas vias do entorno e prejuízo para os comerciantes. Este é o cenário na região da Ponte de Igapó, que foi interditada parcialmente em setembro de 2023 para serviços de reestruturação. Além do impacto aos usuários que passam diariamente pelo equipamento, o comércio da região também sofre e acumula prejuízos, que pode ser maior ou menor a depender do segmento. Alguns deles contam com a fidelidade dos clientes para evitar perdas maiores. Ainda assim, os efeitos não passam batido.
Na madeireira em que Clenilson Dias trabalha, o movimento de clientes caiu 30% desde o início da obras. As vendas despencaram na mesma proporção. “Temos muitos clientes no Alecrim, mas agora eles não querem mais vir para cá”, comenta ele, que é gerente do estabelecimento.
Procurado nesta quinta-feira (17) para fornecer uma atualização do andamento dos serviços, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelos trabalhos, não respondeu em detalhes, mas disse que o prazo para finalizar a intervenção está mantido para maio de 2025.
A previsão, no entanto, é uma alteração do prazo estimado inicialmente para entregar a obra, que era janeiro do próximo ano. “Essa nova data que o Dnit está dando é muito ruim, porque nosso movimento no primeiro semestre do ano já costuma ser naturalmente fraco”, afirma Clenison Dias.
Assim como ele, a comerciante Manuela Barbosa, que tem uma loja de roupas na Tomaz Landim, bem perto da ponte, aguarda ansiosamente o fim dos transtornos. Além dela, a loja do pai, que fica ao lado, também sofre com os efeitos do bloqueio.
“Abri a loja recentemente, então, não tenho um parâmetro para comparar sobre queda de vendas ou não. Mas sei que muita gente passou a evitar essa via e está pegando a Newton Navarro, então, imagino que há certa fuga de clientes. Creio que, sem a obra, o fluxo aqui na loja seria cerca de 30% maior. E, como o comércio precisa ser visto, bastava que a gente contasse com um trânsito melhor de pessoas para ver a loja e se sentirem estimuladas a entrar. Por isso que espero ansiosa o fim da obra”, fala.
Manuela conta, ainda, como a loja do pai tem sido afetada. “Ele está aqui há mais tempo e relata que o movimento caiu pela metade após a obra começar”, conta. O pai de Manuela não estava no local no momento em que a reportagem conversou com a lojista. Lucineide Mesquita, proprietária de uma marmoraria, relata que entende a necessidade da reestruturação da ponte, mas conta que tem sofrido os impactos.
“Especialmente no início da interdição, a queda no nosso movimento foi bem intensa. Não me arrisco falar de números porque tem uma pessoa aqui na loja que trata diretamente disso. Hoje, as vendas por telefone nos ajudaram a retomar um pouco dessas perdas”, conta.
De acordo com um estudo da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o bloqueio de um dos lados da Ponte de Igapó, há pouco mais de um ano, gerou um prejuízo mensal de R$ 17,9 milhões aos natalenses, o que dá mais de R$ 233 milhões de impacto durante todo o período de 13 meses de interdição.
Para os motoristas que trafegam pelo equipamento, os efeitos são velhos conhecidos, mas se intensificaram com o início da interdição. Júnior Dantas, que mora na zona Norte e trabalha com transporte por aplicativo, diz que evita a Ponte de Igapó a todo o custo. “Só trafego por ela quando o passageiro pede. Isso aconteceu na quarta-feira [16], quando o cliente pediu que enfrentássemos o congestionamento. Demoramos duas horas para cruzar a ponte. Acho que ele [o passageiro] se arrependeu. Geralmente indico aos clientes para pegarmos a Ponte Newton Navarro”, disse.
As obras de recuperação da Ponte de Igapó estão acontecendo desde 12 de setembro de 2023 e têm um orçamento de cerca de R$ 20,8 milhões. Na última atualização do Dnit publicada pela TRIBUNA DO NORTE, as obras estavam em 35% de execução. Com previsão inicial de conclusão para janeiro de 2025, a intervenção sofreu alterações e a perspectiva do órgão é de que a ponte seja totalmente liberada em maio de 2025, atingindo uma duração de 20 meses.
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