Os kits são compostos por aparelhos celulares, manuais, cabos USB, carregadores TurboPower e ferramentas de remoção de chip
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) renovou os equipamentos móveis utilizados na realização dos serviços de vistoria eletrônica veicular. A medida possibilitou a aquisição de novos kits com aparelhos celulares, que foram adquiridos e distribuídos para todas as unidades do Detran que prestam esse tipo de serviço, incluindo a capital e cidades do interior.
Os kits são compostos por aparelhos celulares, manuais, cabos USB, carregadores TurboPower e ferramentas de remoção de chip. Os celulares estão conectados ao sistema de vistoria veicular eletrônica do Detran/RN, permitindo que os equipamentos capturem imagens do veículo e façam a leitura de placas, identificando rapidamente as informações do automóvel e seu rastreamento. Os dados são armazenados no sistema do órgão, mantendo os registros das imagens em foto e vídeo, o que proporciona agilidade e maior segurança no processo de vistoria veicular.
As unidades do Detran que foram contempladas com a melhoria incluem Natal (sede do Detran, Central Zona Sul e Central Zona Norte), Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Caicó, Assú, Currais Novos, Canguaretama, Pau dos Ferros, Parelhas, Apodi, João Câmara, Jucurutu, Patu e Alexandria.
A coordenadora de Registro de Veículos do Detran/RN, Isabela Souza, explicou que os novos aparelhos já estão em pleno funcionamento e sendo utilizados para atender às demandas dos usuários dos serviços do Detran no Estado. “Os novos equipamentos vêm substituir os antigos, que já estavam obsoletos. Com isso, o Detran contribui para a melhoria do trabalho dos vistoriadores e um atendimento mais eficiente aos usuários”, comentou.
A vistoria veicular eletrônica é realizada em situações de transferência de propriedade veicular, mudança de características do veículo, mudança de município, liberação de veículo retido, entre outras. Para fazer a vistoria veicular eletrônica, o cidadão deve agendar o serviço no Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br) e comparecer à unidade do Detran no dia e horário agendados, com o veículo que passará pelo procedimento.
Na vistoria veicular, são averiguados os seguintes itens: cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo; encosto de cabeça para todos os assentos, exceto nos centrais; para-brisa, vidros laterais e traseiro; limpador e lavador de para-brisa; espelhos retrovisores internos e externos; parte elétrica: buzina; faróis dianteiros, faroletes dianteiros, lanternas de posição, de freio, de marcha-ré e de direção (pisca); antenas laterais para veículos de carga; pneus em condições mínimas de segurança e com dimensões pneu/roda; freios de estacionamento e de serviço; para-choques dianteiro e traseiro; condições da placa; protetores das rodas traseiras; macaco, chave de roda e triângulo; extintor de incêndio para caminhões, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros; tacógrafo, conforme o Art. 105 do CTB e Resoluções 14/98, 87/99 e 92/99 do Contran.
Comentários