Atividades visam fortalecer o elo entre cidadãos e o bairro através da ocupação e valorização dos espaços urbanos. 

O Centro Histórico de Natal recebe a primeira edição do Utopias Urbanas, projeto que promove uma série de atividades aberta ao público neste sábado (31), em parceria com o Festival Histórico Rua da Conceição e com o Jornadas no Bosque. Os eventos acontecem simultaneamente e ocupam as ruas da cidade em ato de resistência e valorização de espaços históricos e nostálgicos do município.

O sábado é apenas o primeiro dia de atividade do projeto, que segue com programação no mês de setembro. A estreia conta com três intervenções artísticas pensadas de acordo com as demandas políticas e sociais do Centro Histórico, a fim de promover “reflexões sobre o espaço urbano e suas potencialidades transformadoras’’, de acordo com o edital do Utopias Urbanas.

João Oliveira, co-fundador do Utopias Urbanas, explica que “o projeto acontece na Cidade Alta justamente para demarcar a importância histórica, cultural e política desse território da cidade. O Centro é o espaço onde a cidade surge, e é uma necessidade cotidiana reafirmá-lo pois, infelizmente, tem sido abandonado e esquecido, passando por um esvaziamento contínuo. É preciso ter um olhar reestruturante para ele a partir da cultura, defende João.

As atividades serão iniciadas com a intervenção “Encruzilhadas Estéticas: Memórias Visuais de Natal – Deriva Fotográfica”, ministrada por Arthur Lima. Na ocasião, os participantes serão convidados a explorar a Cidade Alta através de fotografias autorais tiradas durante a ação e participarão de uma oficina de montagem visual, colaborando com materiais e narrativas próprias, criando um atlas fotográfico colaborativo do bairro.

Em seguida, o artista de rua Vinicius Vale, ou “Boe das Bolhas”, comanda uma experiência mais lúdica, por meio de uma oficina para a produção de bolhas de sabão gigantes através de brinquedos artesanais e movimentos corporais. A prática resgata o ato de brincar em locais públicos e estimula a ocupação do Centro Histórico.

AD_4nXcbo2TXeLmfYevSRJCDGkfh9o7C3FgO1ADA1fefAk18KvCoR2Mn3mx9sd7sNzumbkj-e39kLqEzuBsiI6IpwiJrtdasMRIhNWWC4q8E437mZ6-DWGQObqlQ5uJ1Odek37w3lS5lcL6dEE0v7l7BtwQK2sa9?key=UiCVzHyk3bf6JCcDZu4Rdg

Foto: Vinicius Vale em intervenção urbana

Por fim, a Discol, loja de discos firmada há quase 50 anos no bairro, promove mais uma edição do “Sabadisco”, evento que ocupa a rua São João, onde a loja está situada, de maneira acessível e convidativa aos transeuntes, favorecendo a interação comunitária através da música. O Sabadisco conta com organização de GALMARA e discotecagem dos DJs Bruno Cocão e T. YURI.

AD_4nXfeZMq4WZnLn05n4chwRvdz9A2lZvna1JhxMwPa0w6m7pls1XBOhvK6p-YPqkQMomB7ZtXyg1dTYvxuVFbe4u_EowLLf8OxcjmtODhuj56IfYltu5zN9MNaSrmuWdBDvHMNcDHufvZFX8rnhL66VUpzI1Zb?key=UiCVzHyk3bf6JCcDZu4Rdg

Foto: Wire Lima

O Utopias Urbanas é projeto do CACCO (Coletivo Centro de Arte e Cultura Contemporânea) em parceria com o grupo Novas Utopias para Natal, produção cultural do Margem Hub e realização da secretaria de cultura do RN, Fundação José Augusto, Governo do estado do RN, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura  e Governo Federal.

Confira a programação:

Deriva Fotográfica – 15h, Praça Vermelha

Oficina de Bolhas – 16h, Praça Padre João Maria

Sabadisco – 19h, Discol