O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou nesta quinta (11) a segunda lista dos paratletas convocados para Paris 2024. E entre os 147 nomes de 9 modalidades, está a única halterofilista potiguar nos Jogos. Maria Rizonaide garantiu a vaga para a primeira Paralimpíada de sua carreira. Aos 42 anos, a atleta da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), natural de Santo Antônio, começou no paradesporto em 2011, a convite de outro atleta da associação. Em 2015, se destacou como melhor atleta do RN na modalidade, após o ouro no Parapan do Canadá. De lá para cá, foram muitas conquistas que a colocaram sempre em posição de destaque no ranking mundial. Foi ouro no Open das Américas nos EUA, em 2022; ouro na Copa do Mundo de Dubai no mesmo ano; prata no Parapan de Santiago 2023.

Este ano, Rizonaide foi bronze na etapa de Dubai da Copa do Mundo de halterofilismo. E na etapa de Tbilisi, na Geórgia, no mês passado, a atleta de apenas 47 kg levantou incríveis 106 quilos. Foi a melhor marca da carreira e fundamental no caminho até Paris. “Estou feliz demais, é a realização de um sonho que eu tenho desde que comecei no Halterofilismo. E o resultado de muito esforço e muito treino nos últimos anos”, diz a atleta que tem nanismo, trabalha como representante comercial de empresas de cosméticos e já foi empregada doméstica e babá.

 

Na França, Rizonaide terá a companhia de Carlos Williams, técnico da Sadef e da Seleção, também convocado hoje. “Ir a Paris com meu técnico do lado me deixa ainda mais confiante. Temos uma sintonia muito boa, ele me acompanha desde que comecei a treinar”, diz ela. Os dois se apresentam para os Jogos no dia 18 de agosto, para um período de treinos no CT Paralímpico em SP. Os Jogos de Paris acontecem entre 28 de agosto e 8 de setembro.

 

A delegação brasileira já conta com 271 participantes em Paris. Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.