O Ministério Público de São Gonçalo do Amarante, através da 1ª Promotoria de Justiça, recebeu uma denúncia que questiona a legitimidade da pesquisa realizada pela Item Pesquisas. Segundo a denúncia, a pesquisa divulgada em 15 de março deste ano registrada sob o número RN04001/2024 apresenta indícios de manipulação de dados, favorecendo o atual prefeito Eraldo “O Ingrato”.

Além de acatar a denúncia, o promotor de Justiça Flávio Henrique de Oliveira Nóbrega determinou a comunicação imediata à Polícia Federal para que a investigação seja conduzida com o objetivo de apurar possíveis irregularidades.

A consulta da Item Pesquisas é a única realizada no município que apresenta um cenário de empate técnico entre o atual prefeito Eraldo Paiva e o ex-prefeito Jaime Calado. Todos os outros levantamentos divulgados até o momento apontam uma vantagem confortável de Jaime sobre Eraldo. Esse fato torna suspeita a metodologia utilizada pelo instituto.

Diante dos indícios, a investigação vai apurar a veracidade das informações e identificar possíveis crimes eleitorais relacionados à divulgação de pesquisa fraudulenta, conforme estipulado pela Lei nº 9.504/97.

O blog obteve a informação que a ITEM Pesquisas está sendo questionada pela falta de comprovação dos relatórios completos de outros levantamentos realizados, também, em São Gonçalo do Amarante.