A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) registrou resultados positivos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. As provas foram aplicadas em setembro e o resultado, divulgado em 16 de dezembro.
Ao todo, 28 adolescentes realizaram as provas, todos em cumprimento de medida socioeducativa de internação, nas unidades Case Pitimbu, Case Mossoró, Case Caicó e Casef Padre João Maria.
Como resultado, 26 obtiveram aprovação parcial, alcançando êxito em uma ou mais áreas do conhecimento, e dois conquistaram aprovação total, garantindo a certificação correspondente ao nível de ensino avaliado.
O Encceja PPL é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar competências, habilidades e saberes adquiridos ao longo da vida escolar e extraescolar de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Na modalidade PPL, o exame é aplicado especificamente a pessoas em restrição e privação de liberdade, garantindo também a esse público a possibilidade de retomar a trajetória escolar. A participação é voluntária e gratuita.
Assessoria de Comunicação – Fundase/RN

Comentários