Férias e alimentação infantil: saiba como manter o equilíbrio sem tirar a diversão das crianças

Com a chegada das férias de final de ano, muitos hábitos mudam dentro de casa, especialmente quando as crianças estão longe da rotina escolar. Mesmo com dias mais flexíveis e atividades variadas, é possível manter uma alimentação equilibrada, nutritiva e adequada ao período.

Segundo a nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o recesso pode ser uma ótima oportunidade para apresentar novos alimentos e fortalecer uma relação positiva com a comida. “Sem a correria do dia a dia, os pais ou responsáveis podem cozinhar com mais calma e envolver os filhos nesse processo, o que aumenta o interesse por alimentos saudáveis e naturais”, destaca.

Nas refeições e lanches do dia a dia, a criatividade pode ser uma grande aliada para atrair a atenção dos pequenos. “Na hora de montar os lanches, vale apostar em combinações simples que unam energia e proteína, como pão com ovo ou fruta com iogurte. Cortadores em forma de bichinhos, estrelas ou corações podem transformar frutas e legumes em opções mais atrativas para os pequenos”, diz.

Quando o assunto é o consumo de doces, a nutricionista reforça que existem alternativas mais equilibradas e seguras. “Existem várias opções de guloseimas saudáveis que podem substituir os doces industrializados de forma muito mais nutritiva e segura para o dia a dia das crianças, sem o excesso de açúcar, corantes e conservantes, como bolos caseiros, sorvete de fruta congelada e cookies”, cita.

Para famílias que vão viajar ou passear durante o período, a orientação é redobrar os cuidados com a alimentação fora de casa. “Levar opções saudáveis de casa, manter a hidratação e, quando for necessário comer fora, fazer escolhas conscientes. Em longas viagens ou dias de passeio, estabelecer pausas para refeições e lanches. Isso evita fome excessiva e escolhas por impulso, como fast-food ou doces em excesso”, reforça.

Em casa, cozinhar com as crianças continua sendo uma excelente estratégia para apresentar novos alimentos e estimular vínculos afetivos. “Cozinhar pode ainda ser um momento de brincadeira, onde a criança explora formas, cores e texturas, despertando o interesse por novas combinações e sabores. Além disso, preparar alimentos juntos é uma excelente forma de criar memórias afetivas e de associar a alimentação saudável a momentos prazerosos em família”, recomenda.

Para fechar, a nutricionista e docente da UnP sugere uma receita simples e nutritiva para preparar com as crianças. “Uma boa sugestão para preparar com as crianças é o muffin de banana com aveia. Nutritivo e fácil de fazer, pode ser servido no lanche da manhã ou da tarde”, finaliza Mayara Martins.

Ingredientes:

2 bananas maduras amassadas
2 ovos
1 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de leite (ou bebida vegetal)
2 colheres de sopa de óleo (ou manteiga derretida)
1 colher de chá de fermento
Canela a gosto
Gotas de chocolate 70% cacau, uvas passas ou frutas picadas

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, distribua em forminhas e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 20 a 25 minutos.