No próximo dia 13 de setembro, o Rio Grande do Norte estará entre os estados que participam de mais uma edição do “Dia E” da Rede Ebserh, um esforço nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. A ação prevê a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todas as regiões do país.
No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) vão ofertar, juntos, cerca de 1.500 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando pacientes já regulados que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Huol, a programação do Dia E inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina serão submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizará exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.
Segundo Francisco de Cássio de Oliveira Mendes, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol/Ebserh, a iniciativa reforça a missão do hospital. “Ressalto que esse mutirão se apresenta como mais um compromisso do Huol, alinhado aos objetivos estratégicos da Ebserh, no contexto de otimizar a oferta de cirurgias eletivas para a população, com significativo impacto na redução das filas cirúrgicas na rede de saúde. Ademais, acrescentamos que tal ação favorece o aprendizado dos estudantes dentro dos programas de residência médica”, destacou.
Já na MEJC, a ação será voltada para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da oferta de exames de ultrassonografia mamária e mamografia, com o suporte da equipe de enfermagem. De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, a iniciativa terá papel fundamental no enfrentamento das filas. “Aqui na MEJC está prevista a realização de consultas médicas para preparo das pacientes para cirurgias ginecológicas, com a intenção de zerarmos as filas cirúrgicas, exames para prevenção ao câncer de mama, ultrassonografias e mamografias. Essa ação reafirma nosso compromisso com o SUS, a assistência ao paciente, a formação de profissionais da saúde, o estímulo à pesquisa e, principalmente, o cuidado à vida”, ressaltou.
No HUAB, localizado no município de Santa Cruz (RN), serão realizadas cirurgias ginecológicas e outros pequenos procedimentos cirúrgicos. Também estão previstas consultas na área de endocrinologia, além de exames laboratoriais, ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos diagnósticos essenciais. Para a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Flávia Andreia Pereira, o mutirão traz resultados imediatos para a população. “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”, destacou.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
SERVIÇO:
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas nos hospitais universitários do RN
Quando? 13 de setembro
Horário? 9h
Onde? Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN)
Comentários