Muitos são os debates sobre qual é a temperatura ideal para se tomar banho, mas a verdade é que há vantagens e desvantagens tanto em relação a temperaturas mais altas quanto mais baixas. Isso porque banhos com água quente, por exemplo, são excelentes para relaxar e aliviar o estresse, enquanto os de água fria colaboram para a recuperação muscular e saúde dos fios capilares. Ou seja, a preferência pela temperatura depende do seu objetivo no momento.

 

Pensando nisso, para facilitar sua escolha de acordo com a necessidade, listamos algumas vantagens de ambas as temperaturas.

 

Água quente

 

  • Ajuda no relaxamento

 

Nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo e tomar um banho quente, não é mesmo? A sensação relaxante de entrar embaixo do chuveiro com a água em alta temperatura ocorre devido à dilatação dos vasos sanguíneos. Como resultado, o sangue circula melhor e as tensões musculares são reduzidas.

 

  • Alivia cólicas menstruais

 

Em momentos de cólicas menstruais, tomar banho sob a água quente pode ser um verdadeiro analgésico, uma vez que ajuda a impulsionar o fluxo sanguíneo na região dolorida e a relaxar os músculos do útero (que, contraídos, causam desconfortos). Por isso, no período menstrual, reúna seus chocolates preferidos e uma bolsa de água quente para lhe auxiliar a passar por esses dias.

 

  • Proporciona momentos de autocuidado

 

Em dias estressantes e cansativos, muitas vezes, tudo o que desejamos é um banho quente e confortável. Caso tenha uma banheira em casa, aproveite para cuidar de você mesma e prepare um banho especial, visto que isso pode ajudar no bem-estar e até no humor. Uma dica é acrescentar óleos essenciais e sais de banho na água quente. Mas lembre-se: para o banho ser agradável, o ideal é que a água esteja morna, sem exageros térmicos.

 

Água fria

 

  • Ideal para fazer skincare

 

A água gelada é ideal para lavar o rosto em qualquer momento do dia, visto que ela auxilia a fechar os poros da pele, reduzindo a oleosidade e a formação de cravos e acnes. Além disso, diferentemente da água quente, que pode deixar a pele ressecada e sensível, a água em temperatura mais baixa colabora para suavizar os inchaços matinais e para trazer um aspecto revitalizado ao rosto.

 

  • Colabora para a saúde dos fios capilares

 

Para a saúde capilar, a água fria é uma das melhores recomendações. Isso porque ela fortalece a raiz do cabelo e ajuda na hidratação dos fios, o que evita que fiquem frágeis e quebradiços. Ainda, a água em temperatura mais baixa sela as cutículas capilares e contribui para que o cabelo fique com um aspecto mais brilhoso, saudável e sem frizz.

 

Mas, caso não seja de seu costume tomar banho gelado, é importante contar com um chuveiro que permita fáceis e rápidos ajustes de temperatura, como o chuveiro Lorenzetti, para que seu banho seja agradável termicamente.

 

  • Auxilia na recuperação muscular

 

Muito utilizada após exercícios físicos de grande esforço, a água fria ajuda a anestesiar a região dolorida, aliviando a dor e acelerando o processo de recuperação do músculo. Essa estratégia é usufruída principalmente por atletas, e deve ser realizada com acompanhamento médico.

 

Esperamos que nossas dicas sejam úteis!