As intensas chuvas que caíram sobre Natal na manhã de segunda-feira (14) causaram transtornos significativos na Praia de Ponta Negra, na área já finalizada da engorda. O extravasamento da rede de drenagem, que afetou a área entre os quiosques 8 e 15, provocou alagamentos, dificultando o fluxo de turistas e de quem trabalha na região. Durante a manhã desta terça-feira (15) a água já não era mais visível.
De acordo com Thiago Mesquita, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a interconexão entre os pontos de drenagem 8 e 9 da rede foi o fator principal para o alagamento. O ponto 9, que absorve uma grande quantidade de carga hidráulica, teve problemas devido a uma conexão com o ponto 8, que não comportava o volume de água. Mesquita garantiu que o problema não envolvia esgoto.
Caern
Após denúncia do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, a respeito de esgoto perto da engorda na praia de Ponta Negra, o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, rebateu o auxiliar da Prefeitura e esclareceu que a água que desaguou no local não tem origem no sistema de esgotamento sanitário da Companhia.
Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que não há nenhum extravasamento de esgoto na área próxima à engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, proveniente da rede operada pela empresa.
Em vídeo divulgado na segunda-feira (13), Roberto Linhares, comentou a possibilidade desse esgoto ser resultado de ligações clandestinas no sistema de drenagem pluvial. “O senhor [em referência ao secretário da Semurb] sabe que aquele cheiro é causado por ligação clandestina de esgoto e essa ligação clandestina é responsabilidade de quem, secretário? Do município, que tem poder de polícia para fiscalizar e para tamponar, e que conta com a nossa parceria para isso, para solucionar esses problemas.”, afirmou Linhares.
Já os outros três conjuntos de banheiros restantes também deverão passar por uma requalificação que, segundo a Semsur, já está em execução o planejamento para execução dos serviços. “Após a finalização do projeto da engorda, a gestão municipal vai efetuar a reurbanização da orla, que contempla novos banheiros públicos. É importante destacar que os banheiros de Ponta Negra estão sendo constantemente depredados e vandalizados”, informa. A nota da pasta finaliza solicitando uma atuação firme das forças de segurança para coibir e inibir ações danosas ao patrimônio público.
Com informações de Tribuna do Norte
Comentários