A Prefeitura do Natal iniciou a liberação de boletos para o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025, com desconto de até 16% para aqueles que optarem pela quitação em parcela única até o dia 10 de janeiro de 2025. A medida, regulamentada por decreto publicado no Diário Oficial do Município em 29 de novembro, está apta para cerca de 108 mil contribuintes com o objetivo de fomentar a regularização tributária na capital.
De acordo com Ludenilson Lopes, secretário de Tributação de Natal, o desconto é uma forma de premiar o contribuinte que mantém as obrigações em dia. “O cidadão que está totalmente em dia com o município merece um prêmio. É uma forma de reconhecer quem vem cumprindo com suas responsabilidades, se mantendo atualizado tanto no pagamento de tributos quanto no cadastro junto à Prefeitura”, destaca Lopes.
Para quem não optar pelo pagamento antecipado com desconto, o IPTU poderá ser quitado em até 10 parcelas iguais, com acréscimo de 1% ao mês. Os carnês para essa modalidade estarão disponíveis a partir de 11 de janeiro no portal da Semut e serão enviados pelos Correios para os endereços cadastrados. Os vencimentos das parcelas variam de acordo com a localização do imóvel, sendo zonas Sul e Leste até 20 de fevereiro de 2025, e zonas Norte e Oeste até 20 de março de 2025.
“Neste momento, só precisa se preocupar quem deseja pagar à vista com o desconto. Quem optar por outras formas de pagamento terá tempo suficiente para organizar seus débitos e planejar o pagamento ao longo do ano”, explica Ludenilson Lopes. Os boletos para o pagamento antecipado já estão disponíveis no portal da Semut, no endereço www.natal.rn.gov.br/semut.
A Prefeitura reforça que, neste momento, não haverá envio de carnês pelos Correios para quem deseja quitar o IPTU antecipadamente. Contribuintes que optarem por essa modalidade de desconto podem emitir o documento diretamente pelo site ou em aplicativos bancários, facilitando o processo. Para clientes do Banco do Brasil, os contribuintes devem acessar a página inicial do app e escolher a opção “Pix”, em seguida “Menu”, depois “Cobranças recebidas”, e por último “Débitos” em que estarão listadas as pendências de Imposto.
Para aqueles com dificuldades de acesso digital, podem procurar os canais de atendimento da Semut, disponíveis presencialmente na sede da Secretaria, ou pelo WhatsApp (84) 98786-8208 ou ainda o Chat online no portal da Semut.
Comentários