
Um estudo da Universidade William Paterson (EUA) avaliou 41 alimentos para identificar os dez mais saudáveis do mundo, analisando 17 nutrientes essenciais em relação às calorias.
O estudo apontou as frutas abaixo como sendo as cinco mais saudáveis:
1. Limão (28º lugar)
Ele é uma das frutas cítricas mais populares e se destaca pelo sabor mais azedo e pelas propriedades nutricionais — contém vitaminas, principalmente a C, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.
Incluir o limão na dieta é uma boa alternativa para aumentar a imunidade e agregar mais sabor nas receitas. Ele também é pouco calórico — o tahiti tem 32 kcal em 100 g. É uma fruta que ajuda a digestão, previne o risco de doenças cardiovasculares (infarto e AVC), aumenta a absorção de ferro, faz bem para a pele e abranda sintomas de condições respiratórias.
2. Morango (30º lugar)
Ele é o grande representante das frutas vermelhas — chamadas de berries em inglês, desse grupo também fazem parte a amora, framboesa e o cranberry. Possuem antocianinas (antioxidantes) em grande quantidade, que dão a cor avermelhada ou arroxeada.
A fruta ainda tem muitas propriedades nutritivas e há cerca de doze espécies, mas todas são ricas em fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6. Mais de 90% do morango é composto por água e por isso ele é pouco calórico: uma porção de 100 g tem apenas 30 calorias.
É uma fruta que reduz o colesterol “ruim” (LDL), previne doenças cardiovasculares, diminui a pressão arterial, a glicemia e as inflamações do organismo e aumenta a imunidade.
3. Laranja (33º lugar)
Além de ser rica em vitamina C, a fruta tem flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente.
Reduz o risco de AVC, ajuda a prevenir pedras nos rins, diminui o colesterol, protege contra vários tipos de câncer (como o de mama, estômago, esôfago e pâncreas), melhora a memória, protege os olhos e o coração, alivia sintomas de alergias respiratórias, rinite e asma, previne gripes e resfriados, combate a prisão de ventre, auxilia no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, apoia o funcionamento da tireoide e melhora o humor.
4. Toranja rosa e vermelha (35º lugar)
A toranja, também conhecida como grapefruit, é uma fruta cítrica com um sabor agridoce e faz parte da família da laranja. Entre os principais nutrientes, destacam-se: antioxidantes como vitamina C, licopeno e flavonoides, potássio e fibras.
Melhora o funcionamento intestinal, contribui para a saúde cardiovascular, com o controle de peso e a saúde ocular, pode reforçar a imunidade, evita o envelhecimento precoce e ajuda na hidratação.
5. Amora (38º lugar)
A variedade preta é altamente nutritiva, uma vez que apresenta em sua composição grande quantidade de vitaminas C (15,8 mg), A (11 mcg), E (1,17 mg), e minerais magnésio (15 mg), fósforo (16,5 mg), potássio (121 mg) e cálcio (21,8 mg), além de conter poucas calorias: em 100 g da fruta, por exemplo, há 35 kcal.
A fruta ajuda a evitar a formação dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular precoce, ajuda a regular o trânsito intestinal, produz sensação de saciedade, faz bem aos ossos, é benéfica para a saúde do coração, regula a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e melhora o humor ao contribuir com a síntese de neurotransmissores como serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina.
Fonte: UOL
Comentários