Serviço tem prioridade na auditoria veicular; é mais célere, fácil e cômodo, mas ainda é pouco utilizado pelo cidadão
Proprietários de veículos zero km do Rio Grande do Norte podem realizar o emplacamento veicular 100% digital pelo Portal de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), sem precisar sair da comodidade de sua casa. O serviço foi implantado pelo Detran em dezembro do ano passado e está disponível para pessoas física e jurídica, mas vem sendo pouco utilizado pela população.
Dados da Subcoordenadoria de Informática do Detran indicam que menos de 13% dos veículos zero km emplacados entre dezembro de 2023 e outubro deste ano no estado foram feitos pelo processo digital. Esse dado mostra que, desde o início do funcionamento do emplacamento digital no RN, 87% das pessoas deixaram de optar por esse benefício, que é mais rápido, fácil e cômodo. Em números absolutos, dos 41.479 veículos zero km emplacados nesse período, apenas 5.164 foram registrados por meio digital.
Um ponto importante destacado pelo Detran/RN é que muitas pessoas, por desconhecimento do sistema de emplacamento digital, acabam pagando valores consideráveis a terceiros por um serviço que poderiam realizar gratuitamente. O emplacamento digital é simples e foi desenvolvido para facilitar a vida dos proprietários de veículos do RN, oferecendo prioridade na auditoria dos emplacamentos feitos pelo sistema digital. Quando realizado por pessoa física, esses emplacamentos têm prioridade na fila de auditoria veicular, o que torna o processo de emplacamento e a liberação do CRLV do veículo mais ágil.
Outra consideração levantada pelo Detran/RN diz respeito à privacidade e segurança dos dados do usuário (login e senha) para acesso ao Portal de Serviços. Essas informações são de uso exclusivo do usuário e não devem ser compartilhadas com outras pessoas, pois isso compromete a segurança dos dados, facilitando que terceiros acessem e realizem serviços na sua página pessoal no Detran.
Emplacamento Digital Zero KM (Passo a Passo)
O emplacamento digital funciona da seguinte forma: o usuário acessa o Portal de Serviços do Detran, inserindo CPF e senha, e clica em Veículo > Primeiro Emplacamento > Abrir processo de Primeiro Emplacamento. Em seguida, deve informar os dados solicitados, preenchendo o número do documento do proprietário, chassi do veículo e chave de acesso da nota fiscal, e selecionar a categoria do veículo antes de clicar em “Avançar”.
Na tela seguinte, será necessário fazer a atualização cadastral e anexar, em formato PDF, um documento de identificação pessoal com foto, um comprovante de residência e a nota fiscal do veículo. Após isso, deve-se conferir e confirmar os dados e clicar em “Gerar Processo”. O usuário receberá um e-mail de confirmação com orientações para o pagamento dos débitos referentes ao processo. É importante lembrar que, para a finalização do processo, é necessário quitar a taxa de Registro de Veículos e, pelo menos, a primeira cota do IPVA.
Para acessar os dados do veículo e débitos, o usuário deve clicar no ícone “Meus Veículos” e realizar o pagamento. Após a quitação dos débitos, um e-mail será enviado com o aviso de conclusão da auditoria. Com o processo auditado, o usuário deve acessar o Portal do Detran, na opção “Veículo > Meus Veículos”, e clicar no botão “Emissão de CRV e Código de Segurança”. O proprietário poderá salvar o documento e imprimi-lo. É importante lembrar que o código de segurança ficará disponível apenas por 24 horas após a emissão.
Com o CRV emitido, o proprietário pode se dirigir a uma empresa de emplacamento credenciada ao Detran de sua preferência. O pagamento é feito diretamente na empresa escolhida. A lista completa das empresas está disponível no link: Empresas Placa Mercosul.
A taxa para o serviço de primeiro registro de veículos custa R$ 100 para veículos sem financiamento; para os veículos financiados, o valor é de R$ 154.
Comentários