A primeira-dama Janja Lula da Silva publicou na quarta-feira (11.set.2024) um vídeo em suas redes sociais a respeito da viagem que fez ao Qatar. A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou no domingo (8.set) com a sheika Moza bint Nasser, uma das 3 mulheres do sheik Hamad bin Khalifa. Também participou de um painel sobre educação em Doha.

No vídeo, Janja pareceu emocionada ao falar da visita a uma escola que abriga crianças de países em conflito, como Sudão, Síria e Afeganistão. “Até agora, a gente só tinha acessado as informações da Palestina pelas redes sociais, através de vídeos que nos chegam e, mesmo sabendo dos horrores que estão acontecendo na Faixa de Gaza, com o extermínio de crianças e mulheres, [eu] não tinha vivenciado essa experiência ali, com os meus próprios olhos”, disse a primeira-dama.

Na sequência, a primeira-dama afirmou ser preciso “repensar a humanidade” e em qual mundo será deixado para as crianças. Com um discurso aparentemente improvisado, Janja faz uma comparação sem uma lógica muito clara com as queimadas no Brasil –foram registrados mais de 40.000 focos de incêndio só no mês de setembro.

Poder360