Data é comemorada no próximo domingo (29) e alerta para os cuidados com a saúde cardiovascular

No próximo domingo, dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Coração, uma data dedicada à conscientização sobre a importância da saúde cardiovascular. Doenças do coração, como o infarto e a insuficiência cardíaca, são algumas das principais causas de morte no mundo, sendo muitas vezes preveníveis por meio de cuidados adequados e mudanças no estilo de vida.

“O que muitas pessoas não sabem é que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença para a saúde, afirma o cardiologista Sylton Melo, que é professor de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

“Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e com pouca gordura saturada, é um dos pilares para prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, a prática regular de atividade física e o controle do estresse são fundamentais para manter o coração saudável”, explica o especialista.

Outros fatores, como parar de fumar e controlar doenças como diabetes e hipertensão, também são essenciais para se manter saudável. “Não se trata apenas de evitar doenças, mas de adotar uma postura proativa em relação à saúde. A prevenção começa com escolhas conscientes”, frisa o médico.

Além das mudanças no estilo de vida, o professor Sylton enfatiza a importância de um diagnóstico correto e precoce. “Muitas doenças cardíacas podem ser silenciosas. Um diagnóstico preciso permite que o tratamento seja mais eficaz, prevenindo complicações graves e proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente. Exames regulares e consultas com o cardiologista são essenciais para identificar fatores de risco, como pressão alta, colesterol elevado e diabetes”, pontua o docente da UnP/Inspirali.