Natal sediará o Fórum Potengi de 14 a 16 de agosto.

O Rio que deu origem a história do povo potiguar, cujo nome na linguagem indígena tupi e significa “rio de camarão”, será tema do Fórum Potengi, que ocorrerá de 14 a 16 de agosto de 2024, no Complexo Cultural da Rampa, em Natal. O  evento é iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, por meio do Dr. Mozart Fazito, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR, com a Universidade TU-Dortmund, da Alemanha e a empresa alemã Emschergenossenschaft & Lippeverband – EGLV, e  reunirá diversos atores sociais para debater e avançar nos esforços de revitalização do Rio Potengi.

O Fórum Potengi tem como objetivo fortalecer o Comitê da Região Hidrográfica do Potengi, promovendo a comunicação entre diversos atores comunitários, incluindo iniciativas, empresas, instituições, projetos e indivíduos envolvidos com o Rio e facilitará a troca de experiências com a empresa alemã Emschergenossenschaft & Lippeverband-EGLV. A EGLV é especializada na implementação de projetos destinados à revitalização de rios e melhorias urbanas no seu entorno, e faz parcerias com instituições para fins de transferência de expertise e tecnologias.

A partir de experiências bem sucedidas por cientistas e empresários alemães, serão apresentados trabalhos sobre a revitalização do Rio Potengi, a elaboração de desenvolver um marco legal, e o incentivo à colaboração acadêmica e social de cientistas brasileiros com a Alemanha.

Na programação do encontro será realizada uma expedição guiada pelo estuário do Rio Potengi, descobrir expressões artísticas das comunidades ribeirinhas e lançar um mapa interativo e uma plataforma de comunicação para os membros do Fórum.

Programação

  • 14 de agosto de 2024: Palestra de Abertura, apresentação da plataforma interativa e do mapa, mesas temáticas sobre movimentos sociais, ONGs e atividades empresariais, encerrando com uma atividade cultural.

  • 15 de agosto de 2024: Reunião da CRH-Potengi para formação da comissão de marco legal, mesas temáticas sobre academia, produção científica e gestão pública.

  • 16 de agosto de 2024: Palestra de encerramento com Dr. Stephan Treuke da EGLV, expedição guiada pelo estuário e evento cultural no Museu da Rampa.