O Rio Grande do Norte registrou crescimento no varejo ampliado pelo quinto mês consecutivo. Em dados divulgados, nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve um aumento de 7,4% em maio deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, quando houve queda de 1,1%.

Com este resultado, o RN ficou acima da média nacional, que teve alta mensal de 5%. Além disso, os dados divulgados pelo IBGE mostram que, no acumulado de janeiro a maio deste ano, o resultado (6,8% de crescimento) é 10 vezes superior ao registrado nos primeiros cinco meses de 2023, quando o comércio varejista ampliado cresceu 0,6%.

Dentre as atividades do varejo ampliado com desempenho positivo, destacam-se os setores de hipermercados e supermercados (+10,5%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (+13,6%), e veículos e peças (+10,6%).

Em maio, o setor do comércio do RN recuperou mais de 400 vagas formais de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no acumulado do ano, o segmento já gerou cerca de sete vezes mais carteiras de trabalho assinadas, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram 183 vagas. Este ano, já são 1.253 postos de trabalho gerados.

Tribuna do Norte