Você sabia? Uma modalidade recente, que vem despertando o interesse principalmente dos adolescentes e jovens – os esportes eletrônicos ou eSports – movimentou 2,11 bilhões de dólares em 2024 e deverá atingir 5,27 bilhões de dólares até 2029, superando mercados da música e cinema juntos. No Rio Grande do Norte, o crescimento segue a tendência com a realização de eventos destinados a revelar talentos regionais, como a Digicom Experience, realizada pela a Liga Norte Riograndense de e-Sports, a Digicom, um dos maiores realizadores de eventos de games, eSports e tecnologias do Nordeste. O DCXP 2024 acontecerá neste sábado e domingo, 27 e 28, das 10h às 20h, no Teatro Riachuelo, no Midway Mall.

O reconhecimento é visível globalmente. Tanto que o Comitê Olímpico Internacional anunciou, na última semana, os primeiros Jogos Olímpicos de eSports em 2025 na Arábia Saudita, um marco no panorama esportivo, reconhecendo sua relevância e impacto cultural. Diretora da Liga Digicom e presidente da Federação dos Esportes Eletrônicos do RN, Tábata Diniz conta que quando iniciou os eventos reunia cerca de 1.000 pessoas e 300 atletas. Hoje, sete anos depois, já alcançam 8 mil participantes e mais de 1.500 atletas envolvidos em 7 modalidades de jogos. Os anunciantes também sabem do retorno do investimento. Atualmente, são mais de 20 ativações.

Tábata conta que muitos desses atletas que participam da DigicomXP são procurados por clubes nacionais e se lançam como influenciadores e streamers, alcançando boas remunerações. O ABC, por exemplo, foi o primeiro clube do Nordeste a formar uma equipe para jogar na liga e o interesse de grandes empresas patrocinando o competitivo vem aumentando. Tabata diz que esse sonho de ter status de cyber atleta atrai cada vez mais jovens e foi diante disso que ela e o marido, Renan Diniz, criaram em 2016 a Digicom para incentivar a profissionalização no cenário local, que depois evoluiu para Liga Nordeste. E, em 2021, fundaram a Federação de Esportes Eletrônicos do RN.

DIGICOMXP
A organização da DCXP garante um evento com diversas atrações simultâneas. Todo o espaço do Teatro será tomado por Streamers famosos, concurso cosplay, kpop, vila dos artistas, dubladores de personagens de filmes e quadrinhos, entre outras atrações, prometendo muita diversão nas dezenas de atividades para toda a família. Serão mais de 25 atrações, entre jogos eletrônicos em console, PC, mobile, VR, Área Pokemon, Área Harry Potter, Área Minecraft e muito mais, com mais de 50 mil reais em premiações para os campeonatos oficiais, além das fases finais da competição escolar de esportes eletrônicos do RN.

Os destaques são os dubladores Bianca Alencar (Charlie e Lola, Mabel), Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody do Toys Store), o trio dos personagens do One Piece (Luffy, Zoro, Usopp), Adrian Tatini, Glauco Marques e Carola Valença, além de Francisco Jr. (Aquaman, Sukuna do Jujutso Kaisen). E, para abrilhantar mais, shows com o MHRAP, maior rapper geek no Brasil, e Anísio Mello Jr., que é versionista e interpretou as aberturas e encerramentos de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Megaman. Mais informações no perfil do Instagram @digicomxp. Ingressos podem ser adquiridos através do site ligadigicom.com.br/ingressos ou nos pontos físicos: Vem pra Mesa, do Via Direta; Have presentes, no Midway; House of games, no Natal shopping; e Magic Games, no Cidade Jardim.