Hidratação e uma boa noite de sono estão entre os aliados para desintoxicar o corpo
Assim como em qualquer comemoração, muitas pessoas tendem a exagerar nas comidas e bebidas. Após um mês intenso de festas, como o período junino, é fundamental focar na recuperação do corpo e da mente afetados pelos excessos.
A nutricionista Mayara Martins, professora da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, orienta quem está no processo de recuperação das energias.
“Com o consumo exagerado de comidas e bebidas, é comum sentir o corpo mais inchado e alguns alimentos podem auxiliar na retenção hídrica ocasionada nesse período, sendo as frutas, como abacaxi, melancia, limão, melão, pepino e água de coco, grandes aliadas para o corpo”, explica a especialista.
Mayara também reforça a importância de retomar a rotina saudável. “O ideal é voltar a rotina alimentar saudável habitual, beber água com frequência para manter-se hidratado, manter a prática regular de exercícios e também retomar o sono de qualidade”, frisa.
Alimentos que podem auxiliar na desintoxicação
Frutas e vegetais
São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Frutas como abacaxi, melancia e limão são ótimas para ajudar na digestão e hidratação. Vegetais como couve, espinafre e brócolis são excelentes fontes de antioxidantes.
Chás
Chás de ervas, como chá verde, chá de hibisco e chá de gengibre, têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a eliminar toxinas e a reduzir o inchaço.
Água
A água ajuda a eliminar toxinas e a manter o metabolismo funcionando corretamente.
Grãos integrais
Prefira alimentos como quinoa, arroz integral e aveia. Eles são ricos em fibras e ajudam a regular o intestino.
“Embora esses alimentos sejam benéficos para pessoas que não possuem restrições, é importante consumi-los com moderação. Em casos de dúvidas ou se você precisar de orientação personalizada, é fundamental buscar o suporte de uma nutricionista”, lembra a docente da UnP, Mayara Martins.