Uma turbulência que atingiu um avião da companhia aérea Air Europa deixou pelo menos 30 feridos na madrugada desta segunda-feira (1º). O voo – que seguia da Espanha para o Uruguai – precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal. A aeronave está retida em pátio sem condições de decolar e seguir voo. Muitas avarias.
A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, que opera o Aeroporto de Natal. Segundo a concessionária, a aeronave solicitou o pouso de emergência às 2h32. A aeronave do ocorrido é um Boeing 787 Dreamliner, a turbulência ocorreu em uma área conhecida como Zona de Convergência Intertropical, área propícia para formação de furacões.
A turbulência foi severa e muitos passageiros se machucaram e, como há muitos idosos, houve princípio de infarto em alguns passageiros. Os feridos, sem cinto de segurança Nesse momento, os não machucados já estão saindo da aeronave para o aeroporto. Segundo os profissionais do SAMU, por relato dos passageiros, as cadeiras da aeronave se desprenderam durante a turbulência.
Esses pacientes estão sem visto, são de voo internacional, alfandegado e que, devido a condição médica, saíram direto da aeronave pro hospital. O sistema do SUS, para que sejam atendidos, precisam de um documento nacional. Aí é onde está pegando a falta de coordenação do aeroporto com os serviços de saúde.
A turbulência foi onde está marcado na imagem acima. Extremamente severa. Está sobre uma aerovia importante. Inicialmente, a Zurich havia informado que o voo tinha partido da Holanda, mas corrigiu a informação minutos depois: o voo partiu da Espanha.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano confirmou que atendeu pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Segundo o Samu, mais de 10 deles foram levados para o hospital.
Os pacientes, segundo a equipe médica, bateram a cabeça durante a turbulência e apresentavam fraturas na cervical, problemas na face e dores no tórax.
O voo era de Madri (Espanha) para Montevidéu (Uruguai) e não tinha qualquer parada inicialmente programada para Natal.
Em nota, a Zurich Airport Brasil informou que o pouso de emergência ocorreu devido a uma turbulência, “necessitando de apoio médico para alguns passageiros, que foram encaminhados a unidade de saúde mais próxima da região para realizarem atendimento médico”.