A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) deve demorar pelo menos 10 dias para emitir um relatório técnico informando se a areia encontrada na jazida em Areia Preta servirá para as obras de engorda (aterro hidráulico) em Ponta Negra. As análises do material começarão na próxima segunda-feira (09).
As atividades foram paralisadas na última terça-feira (03) após a Funpec encontrar problemas na areia que estava sendo depositada na praia, alegando a possibilidade de a areia não servir como foi indicada anteriormente nos estudos. A empresa ligada à UFRN foi contratada pela Prefeitura do Natal para monitorar o andamento das obras. O orçamento total da engorda de Ponta Negra é de R$ 73 milhões.
O diretor geral da Funpec, professor Aldo Dantas, disse que os técnicos identificaram que a areia retirada da jazida indicada tratava-se de algas calcificadas, uma espécie de “cascalho” de areia, que não seria adequada para ser depositada na praia. Ele cita ainda que a entidade deve iniciar as análises a partir da próxima segunda-feira (09), com base em coletas de materiais que estão sendo feitas pelos técnicos.
Tribuna do Norte
Comentários