A artista visual natalense Luiza Fonseca estreia em sua primeira exposição individual em “Só Ser” neste sábado (24),  no centro cultural Margem Hub, às 17h. As obras retratam o cotidiano da artista, explorando vivências pela cidade de Natal, elemento fundamental da narrativa visual de Luiza.  A exposição é uma produção do Margem Hub, conta com assessoria de Dialógica Acessibilidade e realização da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Só Ser reúne 14 obras em pintura e desenho realizadas entre os anos de 2019 e 2023, utilizando fotografias próprias de Luiza como base para os trabalhos. O título que apresenta a exposição, sob curadoria de Paula Lima e João Oliveira, é referência à música “Eu Preciso Aprender a Só Ser”, de Gilberto Gil.  “Assim como a canção de Gil sugere a necessidade de aprender a existir de forma autêntica consigo mesmo, as obras de Luiza exploram o significado de “ser” no contexto da vida cotidiana. Ambas as obras transcendem as convenções, abraçando a singularidade da experiência humana”, explicam os curadores.

Luiza conta que seu trabalho “é bem pessoal, vem das minhas experiências, das coisas que vou vivendo, vendo, fotografando”, comenta a potiguar, de maneira que registra sua memória intimista sobre sua relação consigo mesma, com o outro e com a cidade.  “A artista mergulha nas paisagens afetivas de seu pertencimento local. A cidade torna-se um cenário vibrante e significativo em suas obras, capturando momentos que vão desde o cotidiano doméstico até as cenas deslumbrantes da vida urbana”, defendem Paula Lima e João Oliveira.

AD_4nXcLCjHAGRaDkBEMk8ouPRagcx6QMJhTfAdSZDvkssGckdONz7vXslcuiZ9JZAyG9rX6lwG2zneShYdyYqKQQlmyonmj6KaPkJilMS1mfWxnNb007lR3MDvgR4MOaFKOWnWUwngkmE9EHnizkhbIp3wRW-x8?key=REl0nYCLp6lUFlkNj37yBQ

Luiza Fonseca e suas obras, 2020

Embora seja sua primeira exposição solo, Luiza Fonseca possui reconhecimento nacional, através de sua participação em exposições coletivas, inclusive integrando o acervo do Banco do Nordeste, por meio da mostra “Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir”, que, em Natal, segue aberta na Pinacoteca do Estado até o dia de sua estreia individual, no sábado (24).

Assim como em Nordeste Expandido, Só Ser aborda a relação da artista com paisagens afetivas de pertencimento local, retratadas por meio de imagens que vão desde momentos cozinhando em casa, até um fim de tarde na praia de Ponta Negra. Paula defende que “a relação profunda com Natal não só enriquece a exposição, mas também ressalta a importância de raízes culturais e geográficas na sua expressão artística”, argumenta.

O Margem Hub, espaço onde ocorrerá a abertura da exposição, está localizado na Rua da Sheelita, número 59, no bairro de Lagoa Nova.