O árbitro Lucas Canetto Bellote, da Federação Paulista de Futebol (FPF), será o encarregado pelo comando do apito no segundo e decisivo jogo entre América e Retrô/PE, pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo (4), na Arena Pernambuco. Em 2020, o árbitro ganhou repercussão nacionalmente no jogo entre Caxias/RS e Botafogo/RJ, pela Copa do Brasil.

Na ocasião, Canetto foi alvo de reclamações pela equipe gaúcha após o final da partida, sendo cercado por jogadores do time grená, em protesto por uma penalidade não marcada na primeira etapa. Durante a confusão, um membro do Caxias, identificado como Diogo Vicente Aver, agrediu o árbitro paulista.

“(Diogo Vicente) se aproximou e me agrediu com uma joelhada nas nádegas. Logo após este fato, fui novamente agredido pelo mesmo gerente com um tapa no rosto durante o ato o mesmo ofendeu-me com as seguintes palavras: ‘você é um ladrão , safado, vai toma no c#, vem aqui roubar meu time’, presenciado pelos assistentes da partida”, relatou Lucas Canetto em súmula.

No dia seguinte após a partida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou em nota repudiando com veemência a “covarde agressão” sofrida pelo árbitro. “Cenas lamentáveis como esta não fazem e não podem fazer parte do cenário do futebol brasileiro. A CBF defende o respeito aos árbitros, que são atores imprescindíveis à prática do futebol, e entende que o agressor deve ser punido de forma rigorosa”, disse a entidade.

Tribuna do Norte