Os interessados têm um prazo de 20 dias para se inscrever e indicar seus representantes. Para mais informações, visite o site do Instituto: idema.rn.gov.br.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (19) o edital Nº 05/2024, reiterando o convite às instituições para a renovação do Conselho Gestor do Parque Estadual Mata da Pipa (Pemp) para o mandato 2024-2026.

Os interessados têm 20 (vinte) dias para se inscreverem e indicarem representantes dos seguintes segmentos: entidades não governamentais; instituição de ensino e pesquisa; Organização Não Governamental – ONG Ambientalista; Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Rio Grande do Norte; Associação de Moradores do Município de Tibau do Sul; entidade civil que tenha entre seus objetivos institucionais o desenvolvimento do turismo no município de Tibau do Sul; representante dos empresários locais.

As instituições que desejem representar a referida função devem efetuar sua inscrição pelo endereço eletrônico parquematadapipa@idema.rn.gov.br, ou na sede do Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa, localizada na Rodovia RN-003 (estrada que liga Pipa a Sibaúma), no município de Tibau do Sul, de terça a sábado, das 08h às 14h.

No ato da inscrição deverá ser apresentada a seguinte documentação:

  1. a) Comprovação da localização da sede;
  2. b) cópia do estatuto da entidade, devidamente registrado em cartório até a data do cadastro;
  3. c) cópia da ata ou documento legal da constituição da diretoria atual, ou representante legal;
  4. d) indicação dos membros pelo presidente ou diretor, devidamente habilitado, constando: segmento do conselho que deseja representar, nome da instituição e do(s) representante(s) indicado(s), e-mail e telefone;
  5. e) comprovação dos trabalhos ou representação na região do Pemp.

Mais informações pelo e-mail parquematadapipa@idema.rn.gov.br, pelo telefone 3113-6144 ou pessoalmente na sede do Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa – Pemp.

Parque

O Parque Estadual Mata da Pipa, localizado no município de Tibau do Sul abrangendo uma área de 290,88 hectares, tem como principal missão a preservação da remanescente Mata Atlântica, reconhecida por sua enorme relevância ecológica. Além de proteger essa importante floresta, o parque também promove a realização de pesquisas científicas, incentiva atividades de educação e interpretação ambiental e fomenta o turismo ecológico. Com essas iniciativas, o parque oferece à comunidade local um valioso espaço para recreação e lazer, ao mesmo tempo, em que reforça a importância da conservação ambiental.